9º ONU

nona-onu-colegio-santo-antonio

Como funciona?

A 9° ONU é um projeto interdisciplinar desenvolvido pelos Departamentos de Geografia e História, o Grupo de Simulações do CSA e o Grêmio Estudantil voltado para os alunos da 9ª série.

O mesmo consiste em proporcionar ambiente diplomático de simulações de diferentes comitês da ONU. Tal proposta pedagógica ajuda a preparar os discentes para os desafios do século XXI, na qual, além das habilidades cognitivas é necessário também exaltarmos as habilidades socioemocionais.

Como resultados, constata-se o desenvolvimento de algumas competências, tais como a curiosidade investigativa (pesquisa), produção de textos, o discurso em público, debate de ideias, bem como a capacidade de compreensão do papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos socioambientais no mundo.

Conforme os professores responsáveis Bruno Rangel (História) e Wallace Carvalho (Geografia) o projeto é essencial para a formação acadêmica e social dos participantes. As habilidades socioemocionais tais como resiliência, consciência política, empatia e compaixão são trabalhadas ao longo do projeto e, sobretudo, durante as simulações. “Longe de modismos, o desenvolvimento de habilidades congnitivas e socioemocionais é um compromisso nosso com a construção de uma sociedade mais equilibrada e preparada para solução dos múltiplos desafios do nosso tempo” (ressaltam os professores).

footer-ensino-fundamental-2