Mandalas da criação

• fundo-5fundo-4fundo-2

Mandalas da criação

Alunos mostram habilidades artísticas e criatividade na confecção de mandalas

No mês setembro os alunos do 8º ano foram convidados a confrontar o texto bíblico judaico da Criação Gn 1-2 com o Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis mostrando as semelhanças entre os textos em exaltar a criação da natureza e do ser humano.

Fundo-01

O objetivo da atividade consistiu em estimular a criatividade e demostrar a beleza de tudo que existe, motivação semelhante ao encantamento e adoração que São Francisco tinha ao louvar a Deus por toda a obra criada. São Francisco chamava toda a criação de Irmão e de Irmã! E deixou o ensinamento da fraternidade universal, da qual todos nós somos convocados a participar.

Essa comunhão universal foi demonstrada pelos alunos através da confecção de mandalas, estilo de arte religiosa indiana, por ser uma arte em círculo que visa mostrar integração e harmonia e que transmite a quem olha energia e beleza.

O trabalho foi promovido pela professora Sandra Helena do departamento do Ensino Religioso e procurou relacionar o conteúdo da matéria (Gn 1-11) com a semana franciscana que é inspirada no 2º capítulo do documento papal Laudato Si  (“O Evangelho da criação”).

Confira algumas mandalas feitas pelos alunos e veja de perto a exposição das mesmas na entrada do Colejão.