Muito além da traição de Capitu

• IMG_2313IMG_2314IMG_2315IMG_2316IMG_2317IMG_2322

Muito além da traição de Capitu

IMG_2319Alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio participam de palestra sobre as características céticas na obra de Machado de Assis.

A palestra teve como objetivo aprofundar o estudo de Machado de Assis. Carlucci, professor de Literatura do Colejão, ressalta que existem discussões mais interessantes do que perguntar se Capitu traiu Bentinho. Para tanto, o professor de Literatura convidou o professor Robson para conversar com os jovens sobre Machado de Assis.

O professor Robson defendeu o argumento de que Machado de Assis, além de grande escritor, foi um pensador diferenciado. Para sustentar o argumento, discutiu conceitos de filosofia, abordou as influências filosóficas mais relevantes no pensamento machadiano (Pascal, Montaigne, Shopenhauer, Darwin, Spencer) e, por fim, mostrou a originalidade filosófica de Machado de Assis.