Pastoral Vocacional

about us page title image

1) O que é a Pastoral Vocacional?


A Pastoral Vocacional da Província Santa Cruz promove encontros vocacionais para aqueles que desejam se tornar franciscanos. A Pastoral Vocacional procura amadurecer o jovem no seu processo de discernimento vocacional. Os encontros têm como objetivo prestar assistência espiritual, orientar sobre as diversas vocações e aprofundar o conhecimento sobre o carisma franciscano.


2) O que os franciscanos fazem?


Os franciscanos se consagram a Deus a serviço dos irmãos, numa grande variedade de campos de atividades:

- Assumem os trabalhos humildes dentro de uma comunidade;
- Dedicam-se aos trabalhos manuais ou serviços domésticos;
- Trabalham com os jovens, com os operários e com os pobres;
- Dedicam-se à pastoral de paróquias de pequenas ou grandes cidades ou em comunidades de bairros pobres ou não;
- Ministram aulas em Faculdade e Colégios;
- Atuam como missionários aqui no Brasil ou em algum país estrangeiro;
- Dedicam-se ao Meio de Comunicação da Província;
- Ajudam na formação dos jovens que desejam ser frades;
- Atuam no serviço de animação vocacional;
- Promovem a dignidade humana através dos projetos sociais: (Educafro, Reveja, Irradicação da Eliminação da Hanseníase, Irmão Sol e etc.)


3) O que significa ser frade menor?


Ser frade menor é: i) viver uma vida simples e desprendida; ii) viver mais a fundo a caridade, a pobreza e a humildade que Francisco viveu; iii) ter coragem de dar a vida por Cristo e seu Evangelho; iv) gostar de viver em fraternidade; v) promover a Justiça, Paz e Integridade da Criação;


4) Como faço para ser franciscano?


Se você deseja seguir os ideais de Francisco e Clara de Assis, sendo um Sinal de Fraternidade e Paz para o mundo, entre em contato diretamente conosco:


Pastoral Vocacional Franciscana
Av. Gabriel de Rezende Passos, 178 - Caixa Postal 17
Bairro Guarujá - CEP: 32603-246 - Betim - MG
Tel: (31) 3531-1165
Email: pazebem.psc@gmail.com


5) Como é a formação dos frades?


A Província Santa Cruz proporciona ao jovem que deseja ser frade uma formação adequada, oferecendo ao jovem uma vida espiritual, intelectual e humana. A partir das etapas de formação, que o jovem pode corresponder aos apelos e desafios do nosso tempo, tendo a experiência de oração, estudos, trabalhos, convivência fraterna e social. É durante a caminhada de formação, que o jovem absorve muito da mística franciscana, sabendo viver em menoridade, fraternidade e em solidariedade.


A Província Santa Cruz quer que o frade seja capacitado para dar uma vida entregue ao serviço do povo e da Igreja; e que dê um testemunho autêntico e profético num mundo plural, que cada vez mais está sendo desafiador e exigente pelas constantes transformações guiadas pelo campo da Ciência e da Tecnologia.
Para que o frade tenha uma visão mais crítica da sociedade e do mundo, é bom que ele tenha uma formação intelectual, que tenha conhecimento, que saiba refletir, questionar e dialogar. Desta forma, o frade deverá ter o curso de Filosofia e Teologia. Os estudos de Filosofia duram 3 anos e os de Teologia 4 anos.