Catequese e Crisma

site-001
site-002

Na experiência cristã, a eucaristia revive o mistério de Cristo e atualiza sua mensagem na comunidade dos discípulos.

A eucaristia é celebrada numa comunidade de fé, onde o Senhor nos reúne ao redor de sua mesa e “como outrora os discípulos, Ele nos revela as Escrituras e parte o pão para nós” (Oração Eucarística VI-A).

Estamos cientes de que “a catequese não pode se limitar a uma formação meramente doutrinal, mas precisa ser uma verdadeira escola de formação integral. Portanto, é necessário cultivar a amizade com Cristo na oração, o apreço pela celebração litúrgica, a experiência comunitária, o compromisso apostólico mediante um permanente serviço aos demais” (DAp 299).

Embora a escola não seja uma comunidade de fé em sentido estrito, achamos que é um espaço eclesial privilegiado, onde os alunos e as alunas passam boa parte do dia, fazem amigos, sentem-se bem. A escola assim, se torna lugar de estudo e de fé.

O Colégio Santo Antônio oferece aos alunos e as alunas que se interessarem a preparação para a Primeira Eucaristia e para o Sacramento da Crisma.

A preparação para a Primeira Eucaristia é voltada aos alunos e alunas que estejam cursando o 5º. Ano. Os encontros são semanais e realizam-se às segundas ou quartas-feiras. A duração da preparação é de um ano.

Para a preparação da Crisma, é necessário ter a idade mínima de 15 anos (completos até o dia da celebração). Os encontros são semanais, nas quartas-feiras, das 13h30min às 14h30min.

Ambas as celebrações se dão no final do ano letivo.

Oferecemos também um acompanhamento de catequese permanente para os pais dos catequisandos e demais pessoas interessadas. Os encontros acontecem na última segunda-feira de cada mês.

Para maiores informações, entre em contato com o setor de pastoral do Colégio Santo Antônio.

E-mail: pastoral@csa.g12.br