Projeto Político Pastoral Pedagógico

capa-nova4

A proposta educacional do Colégio Santo Antônio está fundamentada na formação integral dos alunos, inspirada nos ideais de Francisco de Assis. Essa abordagem se baseia em princípios éticos como autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum. Também incorpora princípios políticos, tais como direitos e deveres de cidadania, pensamento crítico e respeito à ordem democrática, além de princípios estéticos que valorizam a sensibilidade, criatividade e diversidade cultural.

A instituição segue as diretrizes da legislação educacional nacional, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio, assim como as orientações do Conselho Estadual de Educação.

Para o Colégio Santo Antônio, educar significa adotar a inspiração franciscana como guia na relação entre professores e alunos. Esse princípio destaca-se como uma característica distintiva, onde o educador, além de transmitir conhecimento, mantém uma convivência marcada pelo afeto e sensibilidade.

A abordagem filosófico-pedagógica da escola inclui metodologias que valorizam a contextualização do conhecimento, a integração entre as áreas do saber, um currículo que considera o desenvolvimento integral do aluno e estimula o pensamento crítico, assim como promove o aprendizado contínuo.

Um dos diferenciais organizacionais do Colégio Santo Antônio é sua política administrativa que valoriza as pessoas em todas as suas dimensões, promovendo um ambiente de simplicidade nas relações hierárquicas, apesar de ser uma instituição privada.

A escola adota uma abordagem de formação integral, considerando aspectos biopsicossociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais, centrada na individualidade de cada aluno e contribuindo para o enriquecimento da comunidade e da sociedade como um todo.

O objetivo utópico da instituição é formar cidadãos reflexivos, sensíveis às diferenças e injustiças, capazes de exercer suas profissões com ética e contribuir para o fortalecimento dos valores humanos na sociedade.

colégio santo antônio