Província Santa Cruz

about us page title image

O Colégio Santo Antônio é uma das instituições educacionais coordenadas pela Ordem dos Frades Menores, através da Província Santa Cruz, que atua no estado de Minas Gerais e no extremo sul da Bahia.

 

Atualmente, a Província abrange o estado de Minas Gerais e o Extremo Sul da Bahia cujos frades e leigos atuam em paróquias, pastorais sociais e paroquiais, movimentos sociais, educação popular, publicações, formação de leigos, cursos de Bíblia e teologia. Além do Colégio Santo Antônio, a Província de Santa Cruz atua ainda nos seguintes projetos e instituições educacionais: Centro de Inclusão Digital e Social – Cids, Instituto São Tomás de Aquino, Educafro, Projeto de Alfabetização Reveja e Escola de Informática.

 

Os frades no Brasil

Os primeiros frades franciscanos chegaram ao Brasil em 1500, com a esquadra de Pedro Álvares Cabral. Eram oito frades, tendo como superior o Frei Henrique de Coimbra, que celebrou a Primeira Missa em terras brasileiras, em 26 de abril daquele mesmo ano. Nos anos de 1515 e 1516, vieram para o Brasil dois frades para missão de evangelização, mas foram mortos pelos índios Tupinambás; eles são os dois primeiros mártires da história do Brasil.

 

Entre 1520 e 1584, muitos frades estiveram no Brasil de maneira esporádica, sendo sua missão não-sistematizada. Mas foi em 1585 que chegaram os fundadores da primeira província franciscana no Brasil e, em 1591, ocorreu a fundação do Convento de São Francisco de Vitória.

 

Nos séculos seguintes, muitos frades franciscanos vieram para o Brasil e outros se formaram aqui plantando as raízes profundas do carisma de Francisco de Assis em missões permanentes de catequese, pastoral e ação social no Brasil.

 

A Província Santa Cruz foi fundada em 1900 por três frades holandeses: Freis Adalberto, Gonzaga e Oto. A primeira subsede da província no Brasil foi instalada em Niterói, no Rio de Janeiro, nessa época, vinculada à Província dos Santos Mártires Gorcumienses, na Holanda.

 

Em 1950, a Província Santa Cruz tornou-se juridicamente independente da Província dos Mártires Gorcumienses na Holanda e fixou sua sede em Belo Horizonte, no bairro de Carlos Prates.

 

Para conhecer mais sobre a Província Santa Cruz, acesse: http://www.ofm.org.br/

 

footer-2000