Psicologia

about us page title image
slider imageslider imageslider imageslider image

O Colégio Santo Antônio conta com uma equipe de profissionais da Psicologia que atua de forma integrada junto aos alunos, pais, professores, coordenadores e funcionários, com o objetivo de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.


Atividades da equipe:


Orientação de Estudo: O Setor prepara e confecciona, em parceria com os coordenadores de turma e professores, um material específico de orientação de estudo, de acordo com cada segmento, buscando instrumentalizar pais e alunos para a construção de uma rotina saudável que garanta condições necessárias para a prática de estudo diário.


A Orientação de Estudos propicia a aquisição e o desenvolvimento de competências básicas, como a organização e a distribuição do tempo, o estabelecimento de prioridades, o planejamento de atividades, a definição de objetivos, a clareza de direitos e deveres, a forma como se apreendem os conteúdos, enfim, um conjunto de habilidades que buscam impactar positivamente no rendimento escolar.



Grupos de Apoio: O Grupo de Apoio é uma atividade coletiva, breve, de caráter psicopedagógico destinada ao 1º ano do Ensino Fundamental. Chamado carinhosamente de “Grupinho”, é um espaço de caráter transformador que visa ao desenvolvimento de habilidades pedagógicas e psicossociais nas crianças, propiciando sua integração e seu desenvolvimento saudável.



Orientação Profissional: O projeto de Orientação Profissional destina-se aos alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e tem como objetivo instrumentalizá-los para um processo de escolha consciente e autônoma. Durante o processo, são enfocados aspectos fundamentais como autoconhecimento, conhecimento do sistema político-econômico vigente, das possibilidades ocupacionais e do mercado de trabalho. Como atividade complementar, são desenvolvidas visitas às universidades/faculdades, ocasião em que os alunos são convidados a dialogar com profissionais das diversas áreas do conhecimento.



Recepção de alunos novatos: A recepção de alunos novatos é um projeto realizado com os alunos do Colejão (Ensino Fundamental II e Ensino Médio). Tem como objetivos acolher os alunos novatos, ouvir suas expectativas e anseios, visando aproximar e favorecer o conhecimento e a integração com a escola e os novos colegas. Constitui-se também como momento de informação aos alunos sobre o funcionamento da escola.



Profissionais:

Adriana Braga Chaves

Flávia Barros Fialho

Juliana Pereira Baldo

6-ano

1-serie

3-serie