Santo Antônio de Pádua

about us page title image

Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.  


Contemporâneo de São Francisco de Assis, Santo Antônio foi cônego regular em Portugal até os vinte e cinco anos, quando um fato mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como conseqüência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário. Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos.  


Com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália. Durante esse tempo, ocupou vários cargos, como o de professor em sua ordem na Itália e na França e também pregando nos lugares onde a heresia era mais forte.  


Antônio sabia de cor quase todas as Escrituras e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens. Em 1231, seu sermão alcançou o ápice de intensidade, porém, naquele mesmo ano foi acometido de uma doença inesperada e veio a falecer em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade.   Santo Antônio foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232. É um santo de grande popularidade, principalmente nos países latinos.

footer-2000