São Francisco de Assis

about us page title image

Giovanne di Pietro di Bernardone, posteriormente batizado como Francisco, nasceu em Assis no ano de 1181 ou 1182, filho de Pietro Bernardone, um rico e próspero comerciante de tecidos.

 

Viveu em meio ao luxo e às festas até alistar-se no Exército, no ano de 1202, quando lutou por sua cidade contra Perugia. Derrotado, passou um ano na cadeia, sendo, posteriormente, mandado para as Cruzadas. Foi nesse período, após um sonho revelador, que ele resolveu mudar de vida e trabalhar a serviço de Deus.

 

No caminho de volta para Assis, parou na capela de São Damião, que estava em ruínas, e ouviu a imagem de Cristo dizer-lhe: “Francisco, restaure minha casa que está em ruínas”.

 

Francisco, atendendo ao chamado de Jesus, despiu-se de tudo o que tinha, vestiu uma túnica e passou a dedicar-se integralmente aos pobres e leprosos, como se fosse um deles. O pai não aceitou a abdicação de seu filho e o deserdou.

 

Francisco não pretendia fundar uma congregação, mas vários irmãos o seguiram, sendo criada a Ordem dos Frades Menores, que se transformou em uma das maiores da cristandade.

 

Anos depois, fundou junto com Clara de Assis a Ordem das Clarissas, dedicada às mulheres, e a Ordem Terceira Franciscana, para os leigos que também queriam seguir os ensinamentos de Cristo.

 

Francisco de Assis morreu no dia 3 de outubro de 1226, foi sepultado na Igreja de São Jorge, em Assis, e canonizado em 1228.