Temas de redação – Veja o que já caiu no Enem

Temas de redação – Veja o que já caiu no Enem

fazendo-provaO Enem

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Ele é usado como parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.

A redação

A redação testa cinco competências:

– Domínio da norma padrão do português;

– Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

– Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos;

– Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

– Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

É importante lembrar que existem quatro critérios que zeram a nota de um candidato do Enem: texto em branco, com até 7 linhas, com intenção clara do autor em anular a redação ou cuja argumentação não respeite os direitos humanos e fuga ao tema proposto.

blogqspenemA nota máxima no Enem

Em 2014 apenas 250 alunos entre 6,2 milhões conseguiram a nota máxima na redação do ENEM. No final do texto, você encontra um arquivo com a análise da Andrea Ramal (doutora em Educação pela Puc-Rio) de uma redação nota máxima para download.

Os temas das redações do Enem

– 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

– 2013 – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

– 2012 – Movimento imigratório para o Brasil no século 21

– 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

– 2010 – O trabalho na construção da Dignidade Humana.

– 2009 – O indivíduo frente à ética nacional

– 2008 – A banca elaboradora do Enem deu três possibilidades de ação para preservar a floresta Amazônica. O candidato tinha de escolher uma delas e mostrar seus pontos positivos e negativos. As três possibilidades eram: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou ainda aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

– 2007 – O desafio de se conviver com as diferenças

– 2006 – O poder de transformação da leitura

– 2005 – O trabalho infantil

– 2004 – Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

– 2003 – A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?

– 2002 – O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

– 2001 – “Desenvolvimento e preservação ambienta: Como conciliar os interesses em conflito?”.

– 2000 – Os direitos da criança e do adolescente

– 1999 – Cidadania e participação social

– 1998 – Viver e Aprender (1ª edição do Enem)

Análise de uma redação nota máxima do Enem 2014