CSA Avançado

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CSA Avançado 2020

Edital para inscrição discente nos cursos do Csa Avançado 2020

A Diretoria Pedagógica do Colégio Santo Antônio declara aberto o edital para ingresso do seu corpo discente nos cursos do programa CSA Avançado 2020, a realizar-se nas dependências da escola.

1. CRONOGRAMA DO CSA AVANÇADO 2020

Os cursos acontecerão de acordo com o cronograma abaixo:

 

 

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2. INSCRIÇÕES

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As inscrições nos cursos do CSA Avançado 2020 se limitam aos(às) alunos(as) matriculados(as) no Ensino Médio do Colégio Santo Antônio. Estes poderão se inscrever em quantos cursos desejarem, porém só poderão participar de apenas um curso, devendo informar no ato de inscrição qual curso é a sua primeira, segunda e terceira opção, respectivamente. Caso o(a) aluno(a) se inscreva em mais de um curso como primeira opção, isto poderá acarretar perda da vaga.

3. RESUMO DOS CURSOS E NÚMERO DE VAGAS

3.1 Curso: A Construção identitária feminina: uma perspectiva discursiva atravessada pela psicanálise

Professoras proponentes: Caroline Martins dos Santos e Eliane Velloso Missagia - Área de conhecimento: Linguagens

Resumo: A construção da identidade feminina é marcada por representações sócio historicamente construídas da mulher e de seus papéis sociais. As identidades, segundo Rajagopalan (1998), são constituídas na e pela linguagem estando sempre num estado de fluxo, assim como a própria língua. Compreendemos que a investigação do jogo identitário que se dá nos eventos comunicativos seja fundamental para a elucidação de determinados fenômenos sociais da contemporaneidade. A noção de identidade como construção pressupõe uma visão de sujeito cindido, heterogêneo, polifônico, atravessado pelo inconsciente e habitado por outros. Sendo assim, esta proposta busca a reflexão sobre questões identitárias a partir de uma ótica psicanalítica, lançando mão de ferramentas da Análise do Discurso para sistematizar o processo de construção de sentidos. Os alunos serão expostos a teorias da Análise do Discurso e da Psicanálise, com o objetivo de compreender a interseção possível entre as áreas e, assim, serem capazes de avançar nos estudos analíticos sobre os discursos que percorrem o processo de formação da identidade feminina em contextos sociais.

Quantidade de vagas para o curso: 30 vagas

Critério de Seleção: 30 primeiros inscritos de primeira opção, sendo até 50 inscritos para formar uma lista de espera.

Dia e horário do curso: quartas-feiras das 17h30 às 19h10min (quinzenal).

Link de inscrição: http://bit.ly/construcaoidentitariafeminina



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3.2 Curso: Análise da possibilidade de água líquida em exoplanetas

Professor proponente: Eduardo Lages – Área de conhecimento: Ciências da Natureza (Física).

Resumo: Algumas estrelas, como o Sol, têm em seu entorno uma região na qual é possível a existência de planetas que possuam água líquida – recurso básico para a existência de vida. Neste projeto, iremos estudar o padrão termodinâmico de estrelas, com o objetivo de determinar o tamanho e o diâmetro dessas regiões. Além disso, utilizaremos técnicas de observação e informações públicas para procurar algumas estrelas que possuem planetas, calcular o raio de órbita desses planetas e, assim, determinarmos a possibilidade de tal estrela conter planetas que possuam água. Os alunos participantes irão aprofundar-se em assuntos recorrentes em vestibulares, como termodinâmica e gravitação universal, e todos os cálculos necessários e organização das informações serão feitos em planilhas do Excel.

Quantidade de vagas para o curso: 20.

Critério de seleção: 20 primeiros inscritos de primeira opção, sendo até 40 inscritos para formar uma lista de espera.

Dia e horário do curso: terças-feiras, das 16h00 às 16h50min (semanal).

Link de inscrição: http://bit.ly/aguaexoplanetas



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3.3 Curso: Empreendedorismo no mundo digital

Professores proponentes: João Paulo Guerra Vieira e Rafael Luiz – Área de conhecimento: Humanas/Gerenciais.

Resumo: O curso “Empreendedorismo no Mundo Digital” tem o intuito de mostrar aos estudantes os caminhos para tirar uma ideia do papel e transformá-la em um produto/empresa de impacto social em um contexto no qual a tecnologia está cada vez mais presente. Como é possível Google, Facebook, Uber, Instagram, Tesla, NuBank, AppProva, Loft e WhatsApp surgirem e em pouco tempo e já estarem presentes no cotidiano de milhões de pessoas? A era digital está revolucionando as relações humanas e sociais de maneira global, promovendo, inclusive, uma transformação nas profissões atuais, que passam a ter novas características. O mundo das startups é fruto dessa “metamorfose”, que traz possibilidades de carreiras tão inovadoras quanto se possa imaginar. Este curso busca trazer uma base teórica e a experiência prática para aqueles que cogitam assumir o desafio de empreender em qualquer área.

Quantidade de vagas para o curso: 30.

Critério de seleção: 30 primeiros inscritos de primeira opção, sendo até 40 inscritos para formar uma lista de espera.

Dia e horário do curso: quartas-feiras, das 13h30min às 15h10min (quinzenal).

Link de inscrição: http://bit.ly/empreendedorismonomundodigital



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3.4 Curso: Distopia: o real às avessas

Professora proponente: Cleide Simões – Área de conhecimento: Linguagens.

Resumo: A distopia como gênero literário tem alcançado, segundo pesquisas realizadas pela Google Forms, um púbico leitor cada vez mais jovem e crítico. Trata-se de uma expressão de arte potencializadora de análise crítica da modernidade e pós-modernidade. Ao propormos a leitura de clássicos do gênero como 1984, de George Orwell, Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, procuraremos evidenciar as estratégias da “barbárie civilizada” (LOWY, 2000), ou seja, a ação própria de regimes totalitários no sentido de anular o sentido da cultura, da política e da arte como fomentadoras de crítica e resistência.

Quantidade de vagas para o curso: 25.

Critério de seleção: 25 primeiros inscritos de primeira opção, sendo até 45 inscritos para formar uma lista de espera.

Dia e horário do curso: segundas-feiras, das 13h30min às 15h10min (semanal).

Link de inscrição: http://bit.ly/distopiaorealasavessas



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3.5 Curso: Física Experimental para o Ensino Médio

Professor proponente: Thiago Júnio Lima Vieira – Área de conhecimento: Ciências da Natureza (Física).

Resumo: A física é uma ciência da natureza que estuda as propriedades e interações da matéria e da energia. Ela se baseia em experimentos, observações e elaborações de modelos matemáticos, buscando compreender fenômenos que vão da escala subatômica até macrocósmicas. Neste curso, escolheremos um fenômeno para observação e análise, analisaremos as variáveis matemáticas que o influenciam e faremos as coletas dos dados. Em posse destes, construiremos gráficos, determinaremos constantes físicas e desenvolveremos equações. Também iremos analisar os limites da validade dessas equações e os erros matemáticos entre aquilo que foi observado/medido e o que foi calculado.

Quantidade de vagas para o curso: 20.

Critério de seleção: 20 primeiros inscritos de primeira opção, sendo até 40 inscritos para formar uma lista de espera.

Dia e horário do curso: quintas-feiras, das 14h20min às 16h00min (quinzenal).

Link de inscrição: http://bit.ly/fisicaexperimental



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3.6 Curso: Literatura, história e cultura no Brasil

Professor proponente: Guilherme Zubaran de Azevedo – Área de conhecimento: Linguagens.

Resumo: O curso propõe o estudo da literatura brasileira como uma forma artística capaz de representar os processos históricos do país. Ao incorporar a história em suas obras, os autores retratam as contradições de nossa sociedade, cuja formação colonial configurou um cenário social ambivalente. Essa contradição se manifesta pela convivência de ideais modernos, como a democracia e o liberalismo, mas com práticas sociais ligadas à escravidão. As obras literárias, assim, representam esse convívio paradoxal do moderno com o arcaico, do público com o privado, mostrando como o ideário liberal de liberdade e igualdade se adapta à realidade nacional, marcada por relações sociais arcaicas e autoritárias. Os dilemas histórico-sociais do país, portanto, se transformam em temáticas literárias que revelam as características da cultura brasileira.   

Quantidade de vagas para o curso: 30.

Critério de seleção: 30 primeiros inscritos de primeira opção, sendo até 50 inscritos para formar uma lista de espera.

Dia e horário do curso: segundas-feiras, das 15h30min às 17h10min (semanal).

Link de inscrição: http://bit.ly/Literaturahistoriaeculturanobrasil



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3.7 Curso: Jornalismo brasileiro e nazismo alemão

Professor proponente: João Ítalo de Oliveira – Área de conhecimento: Ciências Humanas.

Resumo: O Holocausto, Shoá em Hebreu, consistiu em uma das maiores catástrofes da humanidade, resultando em aproximadamente 6 milhões de vítimas. Os judeus foram o principal alvo das políticas de segregação e extermínio do regime nazista. Milhares de judeus alemães buscaram asilo em países do continente americano, mas tiveram vistos de entrada negados. O Brasil recebeu milhares de fugitivos, mesmo rejeitando uma grande parte dos solicitantes. Este curso propõe entender a cobertura da imprensa brasileira sobre eventos-chave da Shoá como as leis de Nuremberg, a propaganda antissemita nazista, a política de emigração alemã, a Conferência de Evian, a Noite dos Cristais e a formação de Guetos. Os alunos desenvolverão suas pesquisas utilizando a Hemeroteca Digital, base de dados da Biblioteca Nacional que contém periódicos brasileiros digitalizados.

Quantidade de vagas para o curso: 20.                

Critério de seleção: 20 primeiros inscritos de primeira opção, sendo até 40 inscritos para formar uma lista de espera.

Dia e horário do curso: Quartas-feiras, das 15h às 16h40min (semanal).

Link de inscrição: http://bit.ly/jornalismobrasileiroenazismoalemao



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3.8 Curso: A Ciência do Sono

Professoras Proponentes: Ana Carolina de Aguiar V. Carneiro e Silvia Spotorno de Carvalho – Área de Conhecimento: Biológicas e Linguagens

Resumo: Passamos cerca de um terço da vida dormindo. Dormir é o principal componente para funções cognitivas e físicas, tendo um papel fundamental nos diferentes aspectos da vida. Uma boa qualidade do sono é essencial para ter boa saúde e bem-estar, entretanto, o estilo de vida e os fatores ambientais tem cada vez mais influenciado nas dificuldades de sono. Os principais efeitos da privação de sono incluem efeitos físicos, prejuízos cognitivos e complicações da saúde mental. (WHO, 2004). O objetivo desse estudo é aprofundar o entendimento dos alunos sobre a importância da qualidade do sono no organismo humano, observar os efeitos do uso indiscriminado do celular e outros aparelhos eletrônicos no sono e bem estar, investigar os fatores de estresse produzidos na escola que podem prejudicar a qualidade do sono, relacionar a qualidade de sono ao desempenho acadêmico no âmbito escolar, compreender os efeitos da atividade física na qualidade do sono e identificar o tipo de atividade física mais eficaz para uma melhora na qualidade do sono.

Quantidade de vagas para o curso: 20 vagas

Critério de Seleção: 20 primeiros inscritos de primeira opção, sendo até 40 inscritos para formar uma lista de espera.

Dia e horário do curso: quinta-feira das 15h10min às 16h50min (semanal)

Link de inscrição: http://bit.ly/sonoesaudecsa



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3.8 Curso: Biodiversidade nas cangas: a importância de espécies-bandeira e espécies-chave para a conservação de áreas de recarga

Professora proponente: Maria Helena - Área de Conhecimento: Biológicas e Linguagens.

Resumo: O problema em foco é analisar como a existência de espécies-bandeira pode contribuir para a conservação ambiental em regiões como as cangas do quadrilátero ferrífero, que abrigam dezenas de espécies raras que, se preservadas, garantem a possibilidade das recargas de água nos lençóis. Algumas destas espécies deverão ser levantadas com base em uma revisão bibliográfica, considerando a importância das mesmas como emblemas de ecossistemas em várias regiões do mundo e do Brasil. Serão feitas entrevistas estruturadas com pesquisadores e entrevistas de livre narrativa com turistas de alguns destinos. Será considerada a importância social, cultural e econômica das espécies-bandeira e espécies-chave, reconhecendo o valor de políticas públicas bem elaboradas para fundamentar a importância da conservação dessas espécies bem como garantir a conservação da área de recarga.

Quantidade de vagas para o curso: 20.

Critério de seleção: 20 primeiros inscritos de primeira opção, sendo até 40 inscritos para formar uma lista de espera.

Dia e horário do curso: quintas-feiras, das 14h20min às 16h00min (semanal).

Link de inscrição: http://bit.ly/biodiversidadenascangas

4. PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS

Em todos os cursos, deverá haver a produção de um artigo de iniciação científica júnior, elaborado pelos próprios alunos. A forma de produção, se individual ou em grupo, será de decisão autônoma do(a) professor(a) em acordo com os alunos. Porém, para cada curso deverão ser entregues, no máximo, três artigos e, no mínimo, um artigo.


O prazo para entrega do artigo em versão final, completa e revisada, é até 20/12/2020.


Os trabalhos serão apresentados na Mostra de Conhecimento do CSA Avançado, que ocorrerá em dia e horário a serem combinados com os professores.


Os artigos serão publicados na Revista CSA Avançado 2021.

5. CERTIFICAÇÃO

Os(as) alunos(as) deverão estar matriculados(as) regularmente no Colégio Santo Antônio até a data de conclusão do artigo, 20/12/2020.


Os(as) alunos(as) que, independentemente dos motivos, deixarem de estar matriculados(as) no Colégio não poderão ser certificados(as), frequentar as aulas ou participar de quaisquer atividades do CSA Avançado.


Somente serão certificados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem 70% de frequência no seu respectivo curso. A participação na Mostra CSA Avançado 2020 e a publicação do artigo na Revista CSA Avançado 2021, dentro dos prazos estabelecidos no tópico 1 deste edital, também são requisitos para a certificação.

6. CASOS OMISSOS

A coordenação do CSA Avançado, o diretor pedagógico e o coordenador pedagógico do Colégio Santo Antônio reservam-se o direito de decidir os casos que porventura possam estar omissos neste edital.

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