CSA Avançado

about us page title image
csa-avancado-csa

CSA Avançado 2019

  1. A Ciência por Trás da Meditação

Professora: Ana Carolina de Aguiar Vasconcelos Carneiro


Inscrições: 14/03, a partir das 21 horas, até 21/03 ou até atingir 40 inscritos.

Critério de seleção: será realizado um sorteio para selecionar 20 pessoas entre os 40 primeiros inscritos.

Link para inscrição: http://bit.ly/acienciaportrasdameditacao


Resumo:

Nas últimas décadas o mindfulness vem tendo especial destaque dentro de alguns ramos da ciência, particularmente da Medicina, Neurociências e Psicologia. As intervenções baseadas nessa técnica de atenção plena têm demonstrado a sua eficácia em diferentes contextos da clínica (Baer, 2003). As pesquisas sobre a aplicação desta prática no contexto escolar são mais recentes, porém, promissoras (Zenner et al 2014). Vários autores evidenciam os benefícios da prática meditativa no ambiente escolar, mais precisamente entre estudantes, em vários aspectos, tais como: melhora no aprendizado, aumento das funções cognitivas, diminuição de problemas atencionais e comportamentais, redução de estresse e ansiedade, melhor convívio social e regulação das emoções, entre outros (Barbosa et al 2013, Vascouto et al 2013).


Quintas-feiras: das 16:20 até  às 18:00 horas (semanalmente)

Vagas: 20 - sendo 40 inscritos e 20 sorteados.



 

  1. Língua, Cinema e Psicanálise

Professora: Caroline Martins dos Santos


Inscrições: 14/03, a partir das 21 horas até 21/03

Critério de seleção: serão selecionados os 30 primeiros inscritos.

Link para inscrição: http://bit.ly/linguacinemaepsicanalise


Resumo:

Língua, cinema e psicanálise são três diferentes linguagens que se cruzam e coexistem na sociedade contemporânea. O entrelaçamento dos três temas no projeto busca considerar e estudar a subjetividade do sujeito, um sujeito considerado pela psicanálise freudo-lacaniana como divido entre consciente e inconsciente e definido pela linguagem. Através do cinema, arte popular em nosso meio social, abordaremos esse sujeito como produtor de um saber psíquico que vai além da ideia cartesiana de indivíduo. Assim, as aulas consistirão no estudo de conceitos da psicanálise por meio do cinema, a fim de compreendermos como o sujeito é representado nessa arte. Por meio de leituras paralelas ao estudo do cinema, identificaremos temas contemporâneos que nos instigam para a escrita de artigos.


Quartas-feiras das 17:10 às 18:50 (quinzenalmente)

Vagas: 30




  1. Livros e Filmes que Falam de Livros

Professora: Cleide Simões


Inscrições: 15/03, a partir das 21 horas, até 21/03

Critério de seleção: serão selecionados os 20 primeiros inscritos.

Link para inscrição: http://bit.ly/livrosefilmesquefalamdelivros


Resumo:

A literatura ou a obra que tem como tema a criação literária e a recepção da mesma, incluindo a construção de personagens aficionados por enredos clássicos ou não, é uma prática comum entre os escritores, que frequentemente a inserem em seus projetos, criando assim a chamada “metaliteratura”. Essa é uma vertente usual entre autores contemporâneos, pós-modernos. E tem trazido aos leitores excelentes obras, críticas da própria arte de narrar e de ler. Livros que se tornam personagens, personagens que são ávidos leitores, escritores que fizeram de sua vidas enredos fascinantes, filmes que reinventaram livros, livros que inspiraram filmes sobre a relação entre os livros e seus leitores, ou seja, o imaginário que permeia as letras e a tela serão o veio dourado para instigantes encontros e boas conversas, esse é o projeto que apresentamos aos afins com as letras e o cinema.


Segundas-feiras das 13:30 às 15:10 (Semanalmente)

20 vagas.

 



  1. Microbiota humana: malefícios e benefícios

Professor: Felipe Scalabrini Pinto


Inscrições: 15/03, a partir das 21 horas, até 21/03 ou até atingir 40 inscritos.

Critério de seleção: será realizado um sorteio para selecionar 30 pessoas entre os 40 primeiros inscritos. Também será dada preferência para os alunos e as alunas do 2º ano do ensino médio.

Link para inscrição: http://bit.ly/microbiotahumana


Resumo:

A maior parte das células presentes em nosso organismo não é humana. Essa maioria não humana é encontrada nas comunidades microbianas que habitam nosso organismo. Estima-se que somos 90% microorganismos e apenas 10% humanos. A microbiota está presente na boca, no estômago, no intestino, nos tratos geniturinário e respiratório, nos olhos e na pele. As diversas espécies bacterianas presentes no corpo humano desempenham papéis relevantes na proteção do organismo e na estimulação do desenvolvimento imune. Outras são potencialmente patogênicas quando condições específicas ocorrem no corpo hospedeiro.


Terças-feiras das 15:10 às 16:40 (Semanalmente)

Vagas: 30


 


  1. Música Popular Brasileira – Uma História Social

Professoras: Ana Roberta Rezende, Luzia Antoniol, Sandra Maluf


Inscrições: 16/03, a partir das 14:00 horas, até 21/03.

Critério de seleção: serão selecionados os 15 primeiros inscritos.

Link para inscrição: http://bit.ly/mpb2019


Resumo:

O curso Música Popular Brasileira – Uma história social pretende propiciar aos estudantes uma aproximação do universo da Música Popular Brasileira - MPB, por meio da vivência e do fazer musical (apreciação, criação e interpretação), aliado à investigação histórica de diferentes contextos socioculturais que permeiam a produção musical brasileira ao longo dos tempos.


Terças-feiras das 14:00 às 16:00 (semanalmente)

15 Vagas




  1. Agricultura Urbana e Periurbana como agentes transformadores do espaço geográfico: Um estudo de caso da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Professor: Éverton Sena Santos


Inscrições: 16/03, a partir das 14:00 horas, até 21/03.

Critério de seleção: serão selecionados os 20 primeiros inscritos.

Link para inscrição: http://bit.ly/agriculturaurbanaeperiurbana


Resumo:

A Agricultura Urbana (AU) e a Agricultura Periurbana (AUP) tem papel relevante no abastecimento e manutenção da diversidade alimentícia de centros urbanos do país. Trata-se de uma prática cultural, de pessoas que tem suas origens no campo, e que a partir de fenômenos migracionais se deslocaram para os espaços intra-urbanos. A AU e AUP também contribuem na revalorização, revitalização e ressignificação dos espaços geográficos, haja visto seu potencial social, econômico e estrutural. As pesquisas geográficas sobre AU e AUP, mesmo que recentes, tem contribuído para o resgate das práticas culturais oriundas do campo, apontado caminhos para a rentabilidade financeira e, investigado suas potencialidades como agentes modificadores do espaço.Contribuições que reforçam a pertinência deste projeto.


Segundas-feiras das 14:00 às 16:00 (Semanalmente)

20 vagas


 


  1. Programação e Algoritmos: resolução de jogos de campo minado através de

inteligência artificial.

Professor: Lucas Vasconcelos Santos


Inscrições: 16/03, a partir das 14:00 horas, até 21/03.

Critério de seleção: serão selecionados os 20 primeiros inscritos.

Link para inscrição: http://bit.ly/programacaoealgoritmos


Resumo:

O campo minado é um jogo para computadores criado em 1989, por Robert Donner. O objetivo do jogo consiste em revelar todos os campos “limpos”, sem tocar nos campos que contêm minas: ao tocar na primeira mina, o jogo se encerra. Durante o jogo, o jogador deve valer-se das informações dispostas em cada campo para inferir sobre a posição das minas no campo de jogo, sendo assim, a maior parte das decisões independe de sorte, mas, sim, de probabilidade e raciocínio lógico. Como o cálculo das probabilidades é, na maioria das vezes, custoso e operacional, o desenvolvimento de algoritmos de cálculo dessas probabilidades (objetivo desse trabalho) cria uma estratégia praticamente infalível para o jogo.


Terças-feiras das 18:00 às 19:40 (Semanalmente)

20 Vagas.




  1. Modernidade Líquida: uma reflexão sobre as relações sociais do nosso tempo, a luz das proposições do sociólogo Zygmunt Bauman

Professor: Miguel Renato de Almeida, Professora: Wanda Rodrigues


Inscrições: 16/03, a partir das 14:00 horas, até 21/03.

Critério de seleção: serão selecionados os 30 primeiros inscritos.

Link para inscrição: http://bit.ly/modernidadeliquida2019


Resumo:

O conceito de modernidade líquida foi construído pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e é hoje um dos mais influentes nos estudos sociológicos, oferecendo uma perspectiva de análise das sociedades contemporâneas, nas quais emergem o individualismo, a fluidez e a efemeridade das relações. De acordo com Bauman “Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”. Essa é uma de suas frases mais emblemáticas. Ele deixou uma obra volumosa, com mais de 50 livros, e é considerado um dos pensadores mais importantes e populares do fim do século 20. Bauman é um dos expoentes da chamada “sociologia humanística” e dedicou a vida a estudar a condição humana. Ele é visto por muitos como um teórico perspicaz e por outros como um ingênuo pessimista. Suas ideias refletem sobre a era contemporânea em temas como a sociedade de consumo, ética e valores humanos, as relações afetivas, a globalização e o papel da política.


Segundas-feiras das 13:30 às 15:10 (Serão realizados 2 encontros semanais. Sendo 3 dias de encontros no mês vigente. Respeitado uma média de 3 segundas-feiras por mês)

Vagas: 30



  1. Matemática Financeira

Professor: Mateus Sampaio

 

Inscrições: 16/03, a partir das 14:00 horas, até 21/03.

Critério de seleção: serão selecionados os 30 primeiros inscritos.

Link para inscrição: http://bit.ly/matematicafinanceira2019


Resumo:

No contexto atual de possíveis reformas econômicas e previdenciárias, além do amplo acesso a diferentes oportunidades de investimentos por meios diretos como a internet, se faz necessário o conhecimento acerca do tema como uma ferramenta de gerenciamento de recursos e preparos para o futuro. O conhecimento em educação financeira, que apesar de ter um pré-requisito de matemática teórico não muito complicado e dado normalmente na disciplina ao longo dos ensinos fundamental e médio, acaba sendo muito superficial entre pessoas de todas as faixas etárias. Mesmo sem entrar em temas muito complexos, é possível entender como funcionam, quais a rentabilidades e prazos de diversas alternativas de investimento à tradicional poupança, que ainda é muito utilizada nos dias de hoje.


Terças-feiras das 13:30 às 15:10 (quinzenal)

Vagas: 30

mostrinhos-avancado