Coral

horario

HORÁRIO

coral-217

DURAÇÃO: 60 MIN, 2 VEZES POR SEMANA.

mensalidades

MENSALIDADE

GRATUITA

estrela

PÚBLICO

A  PARTIR 2º ANO

INSCRIÇÃO

AQUI!

coral-colegio-santo-antonio

Educadores: Conceição Martins (regente); Luzia Antoniol (preparadora vocal); Sandra Maluf (pianista).

Os Corais do CSA (Coral Infantil, Coral Juvenil e Coral Amigos do CSA) constituem três conjuntos vocais que compõem os grupos musicais do Colégio Santo Antônio. Em 1196 foi criado o Coral Juvenil, formado por alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O Coral infantil, constituído pelos alunos no Ensino Fundamental I, iniciou suas atividades em 2002. Ainda nesse ano, em caráter experimental, foram dados os primeiros passos para a formação de um coral composto de professores, funcionários e pais de alunos. Este grupo retomou regularmente suas atividades no ano de 2008, com o nome de Coral Amigos do CSA.

Nas atividades de canto-coral, crianças, adolescentes, jovens e adultos têm a oportunidade de vivenciar um trabalho musical coletivo, capaz de promover o aprimoramento da escuta musical, o conhecimento de estilos musicais variados e uma melhoria na qualidade vocal por meio da assimilação de técnicas de canto. Além disso, proporciona benefícios como o desenvolvimento da sensibilidade artística e da sociabilidade.

O canto coral no CSA constitui uma atividade de expressão social e artística dos alunos. Por isso, além de desenvolver a sensibilidade, a descoberta de dons e o gosto pela arte da música, o coral também auxilia na descoberta pessoal, estimula a autoconfiança e desenvolve a personalidade; promove a sociabilidade, construindo, a partir das diferenças, relações de amizade e partilha musical. Desta forma, o coral desempenha uma função humanizadora dentro do processo educacional.

O trabalho musical preparatório

Num primeiro momento, o trabalho junto aos cantores e cantoras consiste em apresentar os objetivos do canto coral no colégio, a importância do comprometimento de cada um com o trabalho, a agenda e o programa musical a ser interpretado pelos corais. Este programa é definido a partir dos projetos artísticos estabelecidos no início de cada ano.

Num segundo momento, inicia-se o trabalho musical que consiste em técnica vocal e na assimilação do repertório selecionado através do método da co-repetição.

O repertório

Os corais interpretam um repertório diversificado, como peças dos períodos da Renascença, do Barroco, do Classicismo, do Romantismo e do Contemporâneo, além de pérolas da MPB, do Spiritual, do Folclore e da Música Sacra Brasileira, incluindo compositores como J. S. Bach, G. F. Haendel, W. A. Mozart, João de Deus de Castro Lobo, Frei Joel Postma, Ernani Aguiar, Tom Jobim, Milton Nascimento, Marisa Monte e muitos outros grandes compositores brasileiros.

Apresentações

Os Corais se apresentam em projetos artísticos desenvolvidos pelo CSA, dentre eles, “Encantos de Maio”, “Celebração de Santo Antônio”, “Audição de Corais”, “Festa de São Francisco”, “Semana da Criança”, “Santo Antônio faz Arte”, e “Cantata de Natal” em teatros, mosteiros, igrejas e shoppings.

Além do mais, os Corais participam de projetos externos promovidos por outras instituições culturais, tais como, Festival Internacional de Corais de São Lourenço, Festival Nacional Gran Finale em São Paulo, Festival da Federação Mineira de Corais, Festival de Coros de Belo Horizonte, e Festival Coral na Praça do BDMG.

colégio santo antônio