Espanhol na grade curricular

salamanca-espanol

Programa de Relações Internacionais de Espanhol - CSA

É papel fundamental do Colégio Santo Antônio proporcionar conhecimentos, vivências e oportunidades para que o aluno desenvolva sua capacidade de discernir e agir no mundo atual e globalizado e que contribuam para que ele construa um lugar melhor, promovendo o intercâmbio do conhecimento de forma solidária e ética, estimulando o respeito mútuo.

Logo, é de vital importância o estudo das línguas estrangeiras, instrumentos de diálogos claros e trocas justas que visam ao bem comum.

Nesse contexto, o espanhol, um dos idiomas ofertados pelo Colégio, é voltado para a comunicação e para atividades práticas de intercâmbio cultural. E, com esse intuito, o Departamento de Espanhol proporciona aos seus alunos:

Formação no exterior: programas de intercâmbio

Acesso à Universidade de Salamanca: O Colégio Santo Antônio, através de um convênio com a Escola de Língua Espanhola (ELE) da Universidade de Salamanca em Belo Horizonte, dará suporte a seus alunos para que possam ingressar na Universidade de Salamanca, na Espanha, e, dessa forma, obter um título universitário válido em toda a União Europeia.

Intercâmbio no SEK International School El Castillo en Madrid: O renomado colégio internacional SEK é um colégio bilíngue (Espanhol-Inglês), de Ensino Fundamental e Médio, com mais de 125 anos de tradição e com uma ação formativa de qualidade. Os alunos do Colégio Santo Antônio podem cursar o ensino regular nessa instituição por um período de 3 a 6 meses, vivenciando a experiência de uma escola espanhola.

Formação continuada dos professores de língua espanhola: Dentro do marco de colaboração entre a Escola de Língua Espanhola (ELE) da Universidade de Salamanca em Belo Horizonte e o Colégio Santo Antônio, os professores de espanhol do Colégio terão formação continuada e gratuita por parte da Universidade de Salamanca.

Atividades pedagógico-culturais:

Viagem à Espanha: Alunos do 9º Ensino Fundamental II à 2ª Série do Ensino Médio podem participar de uma viagem pedagógico-cultural de três semanas na Espanha, em que se combinam aulas de espanhol na Universidade de Salamanca e passeios culturais multidisciplinares para uma aprendizagem prática fora da sala de aula.

Semana do Espanhol: Incentivo ao respeito à diversidade por meio do conhecimento da riqueza cultural dos países de língua espanhola. Com esse propósito, a cada ano se homenageia um país de língua espanhola, e, durante uma semana, realizam-se atividades e exposições sobre o país homenageado.

Diplomas e certificados:

Curso Preparatório para os diplomas DELE (Diploma de Español Lengua Extranjera): Ofertado todos os anos aos alunos do Ensino Médio interessados em obter esses diplomas, o curso de seis horas tem o objetivo de apresentar o formato das provas e melhorar o desempenho dos futuros candidatos ao exame.

Simulados dos diplomas DELE (Diploma de Español Lengua Extranjera) e SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española): O Colégio Santo Antônio, em convênio com a Escola de Língua Espanhola da Universidade de Salamanca em Belo Horizonte, realiza simulados das provas de proficiência citadas, para que o aluno identifique o nível de proficiência em que se encontra e para que conheça outros formatos de provas internacionais.

Diploma DELE (Diploma de Español Lengua Extranjera): O Colégio Santo Antônio, através de um convênio com o Instituto Cervantes, realiza, dentro de suas dependências, a inscrição para os exames DELE, podendo também, dependendo do número de inscritos, aplicar esse exame, que é de caráter vitalício e reconhecido internacionalmente.

footer-ensino-fundamental-2