Espanhol na grade curricular

about us page title image
salamanca-espanol

O espanhol no Colégio Santo Antônio

Em uma instituição que busca proporcionar conhecimentos, vivências e oportunidades para que o aluno desenvolva sua capacidade de discernir e agir no mundo atual e globalizado, o estudo do espanhol ganha ênfase, já que se transformará em instrumento de diálogos mais claros e mais justos, visando ao bem comum.


Voltado para a comunicação e atividades práticas de intercâmbio cultural, este idioma certamente contribuirá para que o aluno construa um lugar melhor, estimulando o respeito mútuo e promovendo o intercâmbio do conhecimento de forma solidária e ética.


Iniciando no 6º Ano, o aluno alcançará, no final da 2ª série do Ensino Médio, o nível B1 (Quadro Comum de Referência Europeu). Ao longo de todos os anos, o departamento de espanhol proporcionará aos seus alunos formação no exterior, diversas atividades pedagógico-culturais, preparação para a obtenção de diplomas e certificados e muito mais!

Programa de Relações Internacionais de Espanhol - CSA

É papel fundamental do Colégio Santo Antônio proporcionar conhecimentos, vivências e oportunidades para que o aluno desenvolva sua capacidade de discernir e agir no mundo atual e globalizado e que contribuam para que ele construa um lugar melhor, promovendo o intercâmbio do conhecimento de forma solidária e ética, estimulando o respeito mútuo.


Logo, é de vital importância o estudo das línguas estrangeiras, instrumentos de diálogos claros e trocas justas que visam ao bem comum.


Nesse contexto, o espanhol, um dos idiomas ofertados pelo Colégio, é voltado para a comunicação e para atividades práticas de intercâmbio cultural. E, com esse intuito, o Departamento de Espanhol proporciona aos seus alunos:

Formação no exterior: programas de intercâmbio

Acesso à Universidade de Salamanca: O Colégio Santo Antônio, através de um convênio com a Escola de Língua Espanhola (ELE) da Universidade de Salamanca em Belo Horizonte, dará suporte a seus alunos para que possam ingressar na Universidade de Salamanca, na Espanha, e, dessa forma, obter um título universitário válido em toda a União Europeia.


Orientação a ex-alunos: oferece-se suporte a ex-alunos com  informações sobre o ingresso nos cursos da Universidade de Salamanca e sobre os exames oficiais de proficiência.


Intercâmbio no SEK, International School El Castillo en Madrid: O renomado colégio internacional SEK é um colégio bilíngue (Espanhol-Inglês), de Ensino Fundamental e Médio, com mais de 125 anos de tradição e com uma ação formativa de qualidade. Os alunos do Colégio Santo Antônio podem cursar o ensino regular nessa instituição por um período de 3 a 6 meses, vivenciando a experiência de uma escola espanhola.


Formação continuada dos professores de língua espanhola: Dentro do marco de colaboração entre a Escola de Língua Espanhola (ELE) da Universidade de Salamanca em Belo Horizonte e o Colégio Santo Antônio, os professores de espanhol do Colégio têm formação continuada e gratuita por parte da Universidade de  Salamanca.

Atividades pedagógico-culturais:

Viagem à Espanha: viagem pedagógico-cultural de três semanas à Espanha, em que se combinam aulas de espanhol na Universidade de Salamanca e passeios culturais multidisciplinares para uma aprendizagem prática fora da sala de aula.


Viagem à Argentina: viagem pedagógico-cultural de uma a três semanas à Argentina, em que se combinam aulas de espanhol e passeios culturais multidisciplinares para uma aprendizagem prática fora da sala de aula.


Concursos nacionais e internacionais: os alunos são convidados e estimulados a participarem de concursos de literatura e cultura que acontecem anualmente, organizados por instituições como a Embaixada da Espanha no Brasil e colaboradores.


Eventos internos de Espanhol: incentivo ao respeito à diversidade e tolerância através da realização de atividades culturais tais como: exposições de fotos, produções de vídeos, preparação de comidas, pesquisas etc.

Diplomas e certificados:

Ao longo de todos os anos de curso, os alunos são preparados para os exames oficiais de proficiência no idioma, através de atividades que simulam os modelos de exames. Além desta preparação, oferecem-se:


Curso Preparatório para os diplomas DELE (Diploma de Español Lengua Extranjera): Ofertado todos os anos aos alunos do Ensino Médio interessados em obter esses diplomas, o curso de seis horas tem o objetivo de apresentar o formato das provas e melhorar o desempenho dos futuros candidatos ao exame.


Simulados dos diplomas DELE (Diploma de Español Lengua Extranjera) e SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española): O Colégio Santo Antônio, em convênio com a Escola de Língua Espanhola da Universidade de Salamanca em Belo Horizonte, realiza simulados das provas de proficiência citadas, para que o aluno identifique o nível de proficiência em que se encontra e para que conheça outros formatos de provas internacionais.


Diploma DELE (Diploma de Español Lengua Extranjera): O Colégio Santo Antônio, através de um convênio com o Instituto Cervantes, realiza, dentro de suas dependências, a inscrição para os exames DELE, podendo também, dependendo do número de inscritos, aplicar esse exame, que é de caráter vitalício e reconhecido internacionalmente.

footer-ensino-fundamental-2