Projeto Político Pastoral Pedagógico

capa-nova4

A proposta pedagógica do Colégio Santo Antônio está pautada na formação humana inspirada no exemplo de Francisco de Assis, baseada nos princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; nos princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; nos princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais; nos princípios humanos e cristão-franciscanos pautados pela paz e pela solidariedade.

A organização institucional segue as orientações emanadas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9394/96; Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; e orientações do Conselho Estadual de Educação.

Para o Colégio Santo Antônio, educar significa conceber a inspiração franciscana como elemento norteador da relação professor-aluno. Esse princípio tem se destacado como uma das características mais marcantes do CSA, uma vez que o educador, sem se destituir de seu papel de articulador de saberes, mantém com o educando uma convivência pontuada pelo afeto e pela sensibilidade.

A prática filosófico-pedagógica do Colégio Santo Antônio tem como fundamentos os seguintes enfoques metodológicos: educação contextualizada, identificando o que pretendemos como algo integrante de um determinado contexto cultural/espacial/temporal; integração das áreas de conhecimento, discutindo o objeto de estudo e/ou investigação, relacionando-o com o contexto geral; currículo integrado, compreendendo a integração do desenvolvimento afetivo, emocional, cognitivo e social; pensamento crítico, desmitificando a verdade única e imutável; aprender a aprender, consolidando o conhecimento científico por meio da relação teoria/prática.

O grande diferencial organizacional do Colégio Santo Antônio é que sua política administrativa tem preceitos que estimulam e valorizam as pessoas com suas limitações e virtudes. Mesmo sendo uma escola privada, sua inspiração franciscana traz uma bagagem de simplicidade nas relações hierárquicas da instituição.

O Colégio Santo Antônio opta pela formação centrada nos aspectos biopsíquico, econômico, social, político, religioso e cultural, estruturada no eixo pessoal, valorizando a originalidade e o potencial criativo de cada educando, e plural, visando ao enriquecimento cultural da comunidade e da sociedade.

A utopia dessa instituição é fazer ingressar na sociedade um ser humano pleno, capaz de reflexão permanente, dotado de sensibilidade para as diferenças e para as injustiças; capaz de exercer sua profissão com ética e fazer de sua ação um meio de crescimento e consolidação dos valores humanos.

colégio santo antônio