CEFAE

Centro Franciscano de Apoio Escolar – CEFAE

Em vigor desde março de 2018, o CEFAE surge do engajamento da ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA, não apenas no debate, mas na concretização de ações que possibilitem o acesso e, sobretudo, a permanência aos estudantes, em condições dignas e de forma equânime. O espaço foi criado como unidade da Associação Franciscana de Educação e Assistência Social e possui a mesma natureza de sua mantenedora, isto é, uma unidade sem fins lucrativos.

O CEFAE executa o Projeto de Apoio e Orientação aos Estudos, em regime anual, oferecendo, no contraturno, Apoio Escolar exclusivamente a estudantes oriundos do Colégio Santo Antônio, beneficiários do Programa de Gratuidade Educacional, atualmente atendendo do 6º ano (Fundamental II) à 2ª série (Médio).

O CEFAE oferece monitorias de português, matemática e inglês e, além dessas, introdução à física e química aos estudantes do 9º ano e ensino médio. As monitorias são um reforço, não eximindo o estudante da participação nas recuperações paralelas e monitorias oferecidas pelo Colégio.

A indicação ao CEFAE se dá por meio do Serviço Social, que acompanha os estudantes através dos atendimentos, e de monitoramentos com os coordenadores de série.

Já os monitores são selecionados a partir de indicações do próprio Colégio Santo Antônio e divulgação na UFMG. Todos são graduandos ou graduados nas áreas de atuação e acompanham os estudantes no esclarecimento de dúvidas e na abordagem do conteúdo como reforço das aulas dadas no Colégio.

O CEFAE funciona na rua Timbiras, 1490, Lourdes, entre 8h30min e 18h, de segunda a sexta-feira.