Alemão na grade curricular

alemao-idioma

O Ensino do Alemão no CSA

O Alemão passou a fazer parte do currículo dos alunos em 2013. Atualmente, são aproximadamente 600 alunos que aprendem o idioma do 6º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio.

O ensino do Alemão no Colégio Santo Antônio faz parte da Iniciativa "Escolas: uma parceria para o futuro" (PASCH), lançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Alemanha.

Os alunos aprendem o idioma com a mais moderna didática do ensino da língua alemã. De forma lúdica e comunicativa, os alunos são preparados para a realização dos exames de proficiência do Instituto Goethe, que são reconhecidos internacionalmente.

As salas de alemão são equipadas com lousas interativas e com iPads de última geração, o que contribui de forma significativa para um aprendizado divertido e eficiente.

A iniciativa, além de promover várias atividades que envolvem o idioma, como gincanas, olimpíadas, intercâmbios entre escolas parceiras, entre outras, oferece anualmente também várias bolsas para cursos na Alemanha e para acampamentos de imersão no Brasil e na América do Sul.

O objetivo é que os alunos que iniciem seus estudos no 6º Ano alcancem no Ensino Médio o nível B1 (Quadro Europeu Comum de Referência), garantindo, assim, acesso rápido às universidades alemãs logo após o término do Ensino Médio.

A iniciativa disponibiliza parte do material didático importado da Alemanha gratuitamente aos alunos e se preocupa em estabelecer, junto com o Colégio Santo Antônio, um número reduzido de alunos para as turmas, objetivando mais eficácia ao ensino.

Essa é uma grande oportunidade para os alunos aprenderem a língua alemã, e, dessa forma, aumentarem as chances de sucesso na sua futura vida profissional.

Atividades oferecidas:

Olimpíada Internacional de Alemão: acontece bienalmente.

Gincana Autobahn: gincana oferecida aos alunos do 5º Ano, competição em que os participantes percorreram, no espaço da escola, estações que representam as cidades alemãs, dirigindo-se de uma para a outra e, em cada uma delas, executando tarefas.

Exames de Proficiência: exames de proficiência aplicados pelo Instituto Goethe. Desde a implantação do Alemão no CSA, em 2013, 240 alunos fizeram o exame e passaram com as melhores notas.

Visitas constantes de autoridades: visitas periódicas de autoridades ligadas a países de língua alemã ao Colégio.

Semana da Língua Alemã: realizada juntamente com as embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça no Brasil, em cooperação com seus consulados e parceiros culturais, como o Goethe-Institut.

Encontro de professores, congressos e cursos de didática e metodologia na Alemanha: formação constante para professores. Dois encontros anuais, uma bolsa anual de cursos na Alemanha para professores e congresso bienal.

Aluminis: programa de apoio e incentivo aos ex-alunos que ainda queiram continuar a estudar o idioma.

Bolsas para alunos:

Cursos de férias de alemão na Alemanha: anualmente, são oferecidas no mínimo duas bolsas para cursos no verão ou no inverno com duração de 3 semanas. Até o ano de 2018, já foram concedidas 16 bolsas aos alunos do CSA.

Blickwechsel: Intercâmbio escolar de 1 ano de duração: dois alunos já ganharam este concurso internacional.

Acampamentos de imersão no Brasil e na América do Sul: Cinco alunos das escolas Pasch do Brasil foram contemplados com esta bolsa para participar de atividades e dinâmicas em alemão.

Probestudium Jena: em duas semanas, os alunos podem participar do cotidiano universitário, conhecer o sistema de educação superior alemão e se informarem mais sobre a possibilidade de estudar na Alemanha.

capa-alemao

footer-ensino-fundamental-2