Sobre o Colégio Santo Antônio

slider imageslider imageslider imageslider imageslider imageslider imageslider imageslider imageslider imageslider image

O Colégio Santo Antônio acredita que o projeto político pastoral pedagógico está sempre em processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola. Esse horizonte aponta para a educação como construção contínua da pessoa humana, do seu saber, dos seus valores, das suas aptidões e da sua capacidade de discernir e agir.

Um Colégio para toda a Vida.

O Colégio Santo Antônio foi fundado na cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais, no ano de 1909, pela Ordem dos Frades Menores. Firmou-se como instituição referência em educação, recebendo estudantes de diversas regiões brasileiras, atraídos pela imagem de excelência acadêmica e de sólida formação humana e religiosa.

A educação oferecida pelo Colégio Santo Antônio tem como base norteadora a pedagogia franciscana. Portanto, tal fonte de inspiração pedagógica foi herdada de São Francisco de Assis, haja vista que, através de seu modo de viver, pregou à sociedade o respeito mútuo, a solidariedade humana, o cuidado com o próximo e com os animais; e a paz entre os homens.

Neste sentido, a proposta educacional do Colégio visa à formação do aluno a partir de uma perspectiva que prima pelos princípios cristãos e os valores humanos, tais como a ética, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum; os princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, o exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

No tocante ao ensino de conteúdos acadêmicos, o processo de ensino-aprendizagem realiza-se sob as orientações curriculares do Conselho Nacional de Educação – CNE, bem como as orientações definidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96; e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e do Médio.

Em 2018 o Colégio Santo Antônio se tornou membro da Rede PEA-UNESCO.

Níveis de Ensino

servicesRealizamos uma série de atividades, a fim de proporcionar o amplo desenvolvimento dos alunos, explorando a criatividade, a curiosidade e instigando o aprendizado. Nessa etapa o objetivo maior é a formação básica da criança: inserindo-a no caminho do conhecimento, estimulando-a a raciocinar, a desenvolver a autonomia, a tomar atitudes de solidariedade e respeito ao próximo, tornando-a capaz de fazer a diferença no mundo.

servicesOs conteúdos são trabalhados de modo que o conhecimento abordado em sala esteja contextualizado com a realidade dos alunos, socializando as descobertas entre todos os envolvidos. No Ensino Fundamental II, a proposta pedagógica do CSA está voltada para a valorização das atividades investigativas, ou seja, os nossos alunos são preparados para desenvolver o raciocínio e para defender suas ideias com argumentos bem construídos.

servicesBuscamos a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental I e II, a preparação básica para o trabalho e a cidadania, para que o jovem possa continuar aprendendo, sendo flexível e capaz de se às novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores, que lhes serão cobrados na vida adulta na qual eles estão prestes a ingressar. Nessa etapa, os alunos recebem os elementos necessários para enfrentar com excelência os desafios dos vestibulares e da prova do ENEM. A proposta do CSA visa ao crescimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Nossa Diretoria

Diretor Pedagógico: