Musicalização Infantil

horario

HORÁRIO
 
musicalizacao-18
 
50 MIN, 1 VEZ POR SEMANA
 

mensalidades

      
MENSALIDADE
 
      

R$ 91,37

estrela

      
PÚBLICO
 
      

do 2º Ano ao 5º Ano

878788

      
INSCRIÇÃO
 
      

AQUI!

musicalizacao

Educadora: Luzia Antoniol


A música é essencial ao ser humano, enquanto linguagem que possibilita ao sujeito comunicar e expressar conceitos, sentimentos, formas, além de propiciar momentos de puro encantamento.


Neste sentido, a musicalização infantil constitui um processo de construção do conhecimento musical por parte do educando, com o objetivo de despertar e desenvolver o seu gosto musical, contribuindo para uma formação global. Em termos mais específicos, a musicalização infantil tem por objetivo tornar a criança sensível e receptiva ao fenômeno sonoro, promovendo nela, ao mesmo tempo, respostas de natureza musical e desenvolvendo uma atitude positiva em relação a este tipo de manifestação artística, além de capacitá-la a expressar seus sentimentos de beleza e captar outros sentimentos inerentes a toda criação artística.


Desde 2001, a Oficina de Musicalização Infantil é oferecida no CSA, de forma extracurricular, para as crianças da 2ª à 5ª série do Ensino Fundamental, compreendendo a faixa etária dos 7 aos 10 anos. As inscrições são feitas no início de cada ano, não sendo necessário nenhum pré-requisito para que a criança possa ingressar na oficina.


As aulas são ministradas semanalmente, em turmas organizadas de acordo com a faixa etária da criança. Nelas a linguagem musical é apresentada de forma lúdica, sendo o trabalho fundamentado no desenvolvimento da criatividade, da experimentação e da auto-expressão. Atividades de atenção e concentração, apreciação, improvisação e composição, centradas na manipulação e experimentação de diferentes materiais e instrumentos convencionais e não convencionais fazem parte do cotidiano das aulas da Oficina de Musicalização Infantil.


A avaliação do trabalho é realizada de forma contínua sempre com a participação dos estudantes. Busca-se conhecer o processo de aprendizagem de cada criança, a maneira de cada uma expressar suas emoções, o desenvolvimento da sociabilidade e do raciocínio, as dificuldades apresentadas e os avanços obtidos. Neste sentido, a avaliação na Musicalização Infantil tem como principal objetivo recolher informações que irão orientar o planejamento do trabalho.


Esta oficina é de suma importância para as crianças matriculadas nas oficinas de instrumentos (violino, violão e flauta).

colégio santo antônio