Orquestra Experimental

orquestra-do-colegio-santo-antonio

Educador: Cláudio Fernandes Lage

A Orquestra Experimental é um conjunto instrumental que compões os grupos musicais do CSA e está em atividade desde 2009. A constituição da orquestra partiu da ideia inicial de congregar a variada gama de instrumentistas e instrumentos presentes no universo de talentos musicais do colégio. Para tanto, realizou-se uma pesquisa entre os estudantes, que visava identificar os possíveis músicos interessados em ingressar na orquestra. Observada a demanda dos estudantes instrumentistas interessados e dispostos a participar do trabalho, abriu-se – então – um processo seletivo, por meio do qual se formou a orquestra.

O grupo, atualmente, é composto de flautas, violinos, piano, contrabaixo elétrico e violões. A partir desse perfil instrumental singular, iniciou-se o processo de composição de arranjos musicais exclusivos para tal formação, justificando, deste modo a denominação Orquestra Experimental.

O objetivo da orquestra é desenvolver uma atividade instrumental integradora, que resulte num trabalho musical apurado, abrindo espaço para que os jovens músicos melhorem sua formação, aperfeiçoem a parte técnica/musical e desenvolvam a capacidade expressiva, com o emprego de repertório adequado e com grau de dificuldade progressivo.

Assim como a instrumentação, o reportório é bem variado, indo da música popular brasileira ao pop. As apresentações acontecem, sobretudo, ao final de cada semestre, destacando-se a participação no “Santo Antônio faz Arte”, em que a orquestra interage com outras atividades artísticas oferecidas pelo colégio.
Para participar, é necessário ter conhecimento básico de leitura musical e do instrumento de escolha do candidato. Os ensaios são realizados semanalmente.

colégio santo antônio