Energia solar no CSA ajuda a criar maior consciência ambiental

Energia solar no CSA ajuda a criar maior consciência ambiental

Com investimento em sistema fotovoltaico, Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, ensina na prática sobre sustentabilidade e economia para alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental

Não há lugar mais adequado para ensinar às novas gerações sobre consciência social e a importância de preservar os recursos naturais do que em um colégio. Assim como São Francisco de Assis, o Colégio Santo Antônio dá importância para ações que contribuem de fato para o meio ambiente, para o presente e o futuro. Dentre essas ações, o uso da energia solar fotovoltaica vem se destacando, já que é uma energia renovável, limpa e que não agride o ambiente em que vivemos.

Os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental tiveram a chance de conhecer na prática o funcionamento de um sistema de energia solar. Desde 2019, o CSA tem instalado em seu espaço, Coleginho e Colejão, mais de 400 placas fotovoltaicas, que permitem produzir sua própria energia, além de ser um fator econômico de grande relevância.

Alunos do 3º Ano durante a visita ao telhado do Coleginho

De acordo com o Frei Vicente, Diretor Pedagógico e Administrativo do Colégio Santo Antônio, a iniciativa de instalar a energia solar se deu pelo desejo de atuar de acordo com os princípios da instituição, de fazer algo que colabore para o meio ambiente.

“Por sermos um colégio franciscano, sempre trabalhamos com os alunos de forma a usar os recursos da natureza com muita sabedoria, de maneira correta e de forma a poluir menos. O uso da energia solar nos ajuda a manter esses princípios, pois é limpa, ecologicamente correta e não agride o meio ambiente”, afirma o frei.

Para a professora Valéria Lorentz, essa foi também uma oportunidade para os seus alunos aprenderem na prática o funcionamento desse tipo de energia.

“Os alunos do 3º Ano estudaram fontes alternativas de energia e, a partir desse projeto, eles puderam ver esse conteúdo in loco, e aprenderam como a energia está sendo produzida em nossa escola. Por ser uma energia limpa, isso nos permite trabalhar a conscientização com nossos alunos, mostrando que temos alternativas ao nosso alcance para produzirmos sem poluir o planeta”, conta a professora.

Para que os alunos entendessem melhor todo o processo de captação da energia solar, eles foram convidados para conhecer as placas, que ficam no telhado do Colégio.

O eletricista Amintas explica aos alunos sobre o processo de energia sustentável

Os alunos também puderam tirar dúvidas com o eletricista do Colégio Santo Antônio, Amintas Neiva, um dos responsáveis por acompanhar a instalação do projeto no CSA. Ele explicou passo a passo como funciona todo o processo de produção da chamada energia solar.