Caixa de lembranças

caixa-lembranca

Como funciona?

A caixa de lembranças é uma atividade interdisciplinar promovida no Colégio Santo Antônio. A atividade é volta para os alunos do 2º e do 3º ano. O primeiro passo dessa atividade, no caso dos alunos do 2º ano, é reunir objetos que representam etapas importantes na trajetória de cada um como fotos, brinquedos, a manta favorita ou os sapatinhos dos tempos de bebê, chupetas, mechas e dentes de leite.

Com a ajuda dos familiares, as crianças vão relembrando a época e o contexto nos quais aqueles “documentos” fizeram parte de suas vidas. A atividade procura desenvolver o entendimento do que é registro histórico a partir da história da própria criança.

Já no 3º ano é desenvolvida a história da família. O objetivo é incentivar o espírito investigativo para a reconstrução do passado (história do bairro, história dos avós e suas brincadeiras...). Como resultado, os alunos desenvolvem a percepção de que a História é “viva” e de que as sociedades mudam com o passar do tempo.

colégio santo antônio