10ª Mostra de Ensino Religioso

10ª Mostra de Ensino Religioso

Os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental realizaram, dia 23 de setembro, a 10ª Mostra de Ensino Religioso, com o tema “As Marcas do Sagrado”. Segundo a professora Sandra Helena, os alunos estão estudando os Mitos da Criação e, por isso, o tema da mostra foi escolhido conforme o período histórico da produção desses relatos, onde o corpo e a arte eram bem valorizados para expressar louvor ao criador.

De acordo com a professora, é importante lembrar a diferença entre as Marcas do Sagrado e a Tatuagem, pois nenhuma religião aprova a marca definitiva do corpo como meio de honrar seu seguimento a Deus. A pintura religiosa é, portanto, um meio efêmero e pontual para embelezar e alegrar um ritual específico da tradição religiosa.

img_4834

Os alunos fizeram ampla pesquisa sobre a pintura corporal como expressão de louvor e quatro tradições religiosas foram destacadas para serem exibidas na mostra:  Religiosidade do Egito Antigo (Deus Rá e Hórus), Hinduísmo, Cristianismo e Matriz Religiosa indígena no Brasil.

Divididos em grupos, os alunos trouxeram apresentações, figurinos e pesquisas sobre os temas. Pais, responsáveis e a comunidade escolar foram conferir a 10ª Mostra de Ensino Religioso, que trouxe cultura e conhecimento.