110 anos de história: Uma carta de agradecimento

110 anos de história: Uma carta de agradecimento

Há algumas semanas recebemos uma carta de agradecimento de uma “família CSA”. Mabel, Paulo Henrique, Gabriel e Sophia escreveram um texto tão bonito que não poderíamos deixar de compartilhar. Confira aqui a carta na íntegra:

“Sabe aqueles instantes da vida em que a gente faz uma retrospectiva da caminhada e percebe quanto a gratidão é o sentimento que nos invade a alma?

A vontade é de sair agradecendo um a um dos que fizeram e fazem parte de sua história, conscientes ou não da imensa importância, do quanto ajudaram a nos moldar, contribuindo para tornar a vida uma grande e prazerosa jornada. Foram companheiros de estrada, dia a dia, próximos ou não, mas que nos enchem de ingredientes positivos para desbravar os desafios.

Gabriel, ex-aluno do CSA

Como pais do Gabriel, ex-aluno do Colégio Santo Antônio, demo-nos conta de que acompanhar sua vivência diária na escola e a busca por se superar nas provas e trabalhos, tendo estampado em seu rosto o prazer do bom convívio com colegas, professores e funcionários, nos fazia perceber quanto a estrutura Santo Antônio ensinava muito além de matemática, português, geografia, história e tantos outros conteúdos.

Foi exatamente esse processo que lhe proporcionava foco nos objetivos, resiliência, capacidade de lidar com frustrações e buscar apoio quando necessário, habilidades que fazem parte de sua formação como pessoa. Inclui-se nisso também aprender a administrar a liberdade de ir e vir (diante de portões literalmente abertos na escola) e a equilibrar verdadeiramente liberdade, escolhas e responsabilidade, desafios que carregamos em todos os instantes da vida.

E, em mais um desafio, optamos pelo intercâmbio: concluir o último ano do nível médio em outra cultura, língua, com novos amigos e vivências. Mais uma vez o Santo Antônio nos surpreende de forma positiva. Em nossas conversas e procura por orientações, foi no apoio do Kafunga que observamos o compromisso da escola na formação do aluno, dentro e fora da instituição.

Já fora de casa, a vivência no CSA mostrou-se muito relevante. Estudar uma disciplina para saber como fazer a diferença tornou Gabriel solo fértil para mais ter conhecimentos, o que se visualizou na participação no CSA Avançado, um projeto marcado pelo valor da formação além da sala de aula: práticas de habilidades, pesquisa e trabalhos voluntários — gente ajudando gente. Gabriel estava fora de casa, sim, mas a cultura da formação de cidadão para o mundo, em ambas as instituições de ensino, era a mesma. Não raro, professores e orientadores indagavam em qual escola ele havia estudado aqui no Brasil.

Carta de admissão do Cabriel na Western University e do prêmio recebido na conclusão do Ensino Médio

Muitos nos perguntam se foi fácil. Nossa resposta: Não, não foi fácil. Mas quais conquistas na vida são fáceis? Acreditamos que nosso papel como pais é, dentre tantos, dar subsídios para que nossos filhos se tornem pessoas de bem, íntegras, que desenvolvam autonomia emocional, profissional e contribuam positivamente para o meio no qual estão inseridas. Como pais também amadurecemos: ter filhos no Santo Antônio imprime na família maior compromisso com o desenvolvimento deles, muito além do acadêmico (nossa preocupação inicial).

Conhecer, respeitar as possíveis dificuldades e estimular os filhos é um processo que requer envolvimento e parceria dos pais entre si bem como de toda a família. Exige dedicação e tolerância para com as nossas próprias fraquezas e as do outro. Trata-se de, gradativamente, distanciar-se, permitir que a autonomia tome seu lugar, onde nosso papel será de apoio pontual e acolhimento sempre. A vontade de fazer o nosso melhor por eles sempre será a mola propulsora da vida em família. E nesse processo, decidir por uma escola afinada com os valores familiares, dentro do perfil do nosso filho, foi muito importante. O Colégio Santo Antônio foi e será sempre um marco positivo e relevante em nossa casa.”

Mabel Amaral Lemos Rodrigues,  Paulo Henrique Rodrigues, Gabriel Lemos Rodrigues, e Sophia Lemos Rodrigues.

Comments (3)

• Muito bom!!! É o que meu filho e nossa família está tendo o prazer de vivenciar esse ano, ter um filho no Santo Antônio é uma experiência única e fantástica para toda família, desde o primeiro momento nos sentimos acolhidos pela escola, obrigada CSA!

Vanessa Enoque

• Thaís
      • 23 de agosto de 2019 at 12:19

Gabriel nos encheu de orgulho desde o primeiro dia de seu intercâmbio, ao impressionar os professores na escola canadense por ajudar colega, intercambista da Espanha, que enfrentava dificuldades. E assim foi durante todo o ano, sempre se destacando por sua solidariedade, dedicação, inteligência, bom humor, maturidade emocional, correção, princípios e valores cristãos.`
      Parabéns Gabriel, por representar tão bem o Brasil junto aos professores, diretores e família no Canadá! Seu desempenho é amostra do que você é capaz – vai fazer a diferença no mundo!
      Parabéns Família Lemos Rodrigues pela sabedoria, harmonia e apoio constante!
      Parabéns CSA por preparar com tanta competência os nossos Líderes do Futuro!