110 anos de história: Uma lembrança do 5º Ano A de 1974

about us page title image
  • 110 anos de história: Uma lembrança do 5º Ano A de 1974

    110 anos de história: Uma lembrança do 5º Ano A de 1974

    Fachada do Colégio Santo Antônio em 1974

    Fachada do Colégio Santo Antônio em 1974

    Neste ano o CSA completa 110 anos. Para celebrar essa conquista, escreveremos uma série de histórias do Colégio, herança daqueles que fizeram parte desta escola. Tudo estará muito bem recheado de lembranças valiosas, marcantes e felizes.

     

    Hoje, mergulharemos em um álbum bastante saudosista, com fotos e relatos delicadamente conservados entre papéis de seda. O álbum de capa verde foi resultado de um presente elaborado com abundante carinho em 1974, pelas então alunas do 5° Ano A – Maria Cecília Cosenza, Cláudia Horta Dias e Gilcélia Westin Cosenza – e endereçado ao Frei Aristides.

     

    Ao folhearmos o álbum, uma foto colada e já amarelada pelo tempo chamou a atenção. Nela foi possível reconhecer o Colégio Santo Antônio na rua Pernambuco, 880. Ao lado da foto, estão pequenas narrativas escritas em letras cursivas sobre como a rua, naquela época, havia se transformado depois da instalação do CSA.

     

    Pacata, cheia de árvores e de casarões todos rodeados com postes de lâmpadas amareladas, a rua, naquela época, com o Colégio já presente, fez tudo ganhar uma nova rotina, que tirou de cena as mesmas monotonias típicas dos fins de tardes.

     

    O álbum ainda traz fotos ¾ de toda a turma e de seus professores. Cada aluno tem o seu número de chamada ligado a uma pequena biografia. Nela eles citam seus pais e seus sonhos para quando crescessem.

     

    1974-2

    Uma das páginas do álbum

     

    As alunas Maraugusta Martins e a Márcia Amaral queriam cursar engenharia e medicina, respectivamente. Será que realmente seguiram por esse caminho? O tempo já pode dizer.

     

    Alunas que criaram o álbum em 1974 e ele 45 anos depois

    Alunas que criaram o álbum em 1974 e ele 45 anos depois

     

    E você? Tem histórias vividas aqui para compartilhar conosco? Mande o seu relato com fotos para o e-mail: comunicacao@csa.g12.br.

     

    aniversario

    Comments (11)

    • Entrei no colegio em 1990.
      A mais acertada decisão da minha vida.
      O nivel de cobrança do colegio me fez descobrir que nosso limite e capacidades são limitadas por nós mesmos. O colegio nos leva para outro nível!

      Reply
    • Parabéns ao colégio, adorava chegar nas aulas ser recebida pelo Frei, as vezes ir para a prefeitura, comer pizza da cantina,… Quantas Histórias! Adoro fazer parte dessa história.

      Reply
    • O melhor colégio em que estudei.

      Parabéns CSA!!!

      Ainda volto aí…SAUDADES

      Reply
      • Dayse
      • 8 de fevereiro de 2019 at 18:06

      Que coisa mais fofa!

      Reply
    • Nossa!!! Como eu amo este colégio!!! Não eh à toa que coloquei meus filhos para estudar nele!!
      Ver histórias assim me remete ao meu tempo de escola…que foram um dos melhores da minha vida … Meus melhores amigos, fiz nesta escola… A minha melhor amiga e madrinha da minha filha… Veio do Colégio Santo Antônio, 7 série “C”, que ficava onde está atualmente a Prefeitura.
      Tantas lembranças boas!!!!! Davam liberdade com responsabilidade!!!!
      No final do ano passado, criamos um grupo do WhatsApp para podermos nos encontrar e comemorarmos 30 anos de formatura do CSA. Ainda não achamos todo mundo…mas creio que já temos metade da turma 3 ano B – 1989.
      A foto da grupo eh uma que o querido professor Eduardo tirava no 3 ano e nos dava como recordação… Ele já sabia o quanto aquilo seia importante!!!
      Nossa!!! Um filme passou pela cabeça!!!!
      Também vou acompanhar de perto essas matérias!!!!!

      Reply
      • Eu também ! 3 ano de 1989. Gostaria de fazer parte do grupo .

        Reply
      • CLAUDIA
      • 11 de fevereiro de 2019 at 11:08

      Entrei no colégio em 1973, no 4º primário que ficava na rua Paraíba. Que saudades!!!
      Eu sempre vivi o Colégio Santo Antonio, porque meu pai foi um dos fundadores: Mozart Coutinho Dolabella. Aprendi a amar o colégio e hoje, tenho minha filha no 2º ano do ensino médio. Ela entrou na 1ª série e também adora o colégio. Lógico que já teve muitas dificuldades, mas todas superadas e sempre passou de ano. Sei que vai levar o aprendizado do colégio pra vida toda!

      Reply

    Leave a comment

    Required fields are marked *