3ª SISA – A Simulação do Colégio Santo Antônio 2015

about us page title image
  • 3ª SISA – A Simulação do Colégio Santo Antônio 2015

    3ª SISA – A Simulação do Colégio Santo Antônio 2015

     

    SISAUm público diferente do habitual se reuniu no Auditório do Coleginho: eles de terno e gravata, elas usando vestidos em cores sóbrias e saltos altos. Os alunos de Ensino Médio do Santo Antônio e de outras escolas ali presentes deixaram de ser estudantes e se tornaram diplomatas, que ao longo de quatro dias vão acomodar conflitos de interesse entre nações por meio do diálogo. Iniciava-se, ali, a 3ª Simulação do Colégio Santo Antônio (SISA).

     

    Pedro Oporto, da 3ª série do EM, abriu a cerimônia apresentando os integrantes da mesa: frei Vicente da Silva Lopes, diretor pedagógico do CSA; Carla Ferretti Santiago, diretora do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas e professora do CSA; Bruno Bicalho, secretário-geral da 3ª SISA; Maria Christina Rodrigues, presidente da Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Política do Brasil; Lacerda dos Santos Amorim, coordenador do Movimento Luta Popular (representando a Ocupação William Rosa), e Olavo Sérgio Campos, o “Kafunga”, coordenador pedagógico do CSA.

     

    sisaAo tomar a palavra, os membros da mesa reconheceram a importância do evento e falaram do seu engajamento na defesa dos direitos humanos, em especial das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e das minorias.

     

    Embora com trajetórias pessoais e focos de atuação diferentes, cada um deles faz a sua parte para que haja uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, de respeito ao outro. Como resumiu Carla Ferretti, ao argumentar em defesa de ideias que não são as suas, mas das nações que representam, os delegados da SISA se põem na pele do outro e têm a oportunidade compreender e aceitar outros pontos de vista. E concluiu: “É esse o fundamento da democracia”.

     

    Confira as imagens da abertura e das sessões clicando aqui. Aproveite a acompanhe o que acontece na 3ª edição do SISA pelo Facebook, Twitter e Instagram.

    Leave a comment

    Required fields are marked *