3º Ano participa do Circuito da Divisão

3º Ano participa do Circuito da Divisão

O jogo teve como objetivos aumentar a motivação na aprendizagem da Matemática, desenvolver autoconfiança, organização, concentração, atenção e raciocínio

Ensinar Matemática é ajudar a desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Assim, as professoras do 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio, focadas em procurar alternativas para a aprendizagem da matéria, criaram e executaram o projeto “Circuito da Divisão”.

Assim como as outras operações fundamentais da Matemática, a divisão está muito presente em nosso cotidiano, por isso é essencial conhecer bem esse processo, a fim de adquirir prática e tornar esse cálculo mais ágil. No Circuito da Divisão, os alunos foram divididos em duplas e convidados a passar pelas 20 mesas que continham problemas matemáticos únicos. Em cada mesa, as duplas tinham de descobrir e anotar o resultado da operação usando as peças encontradas.

“Eles descobrem o dividendo, que é o número de peças que vão distribuir (maior que o divisor). Descobrem o divisor, que é em quantas partes vão distribuir, e executam a divisão. Em sala, vamos conferir os resultados recolhidos pelas crianças durante o trajeto do circuito”, conta a professora Valéria Lorentz.

Os jogos matemáticos são utilizados para introduzir, amadurecer conteúdos e preparar os alunos para aprofundar os itens já trabalhados em sala de aula. No Colégio Santo Antônio, eles são desenvolvidos com cuidado para levar os alunos a adquirirem conceitos matemáticos de importância para toda a vida.