A jornada de Luisa Capanema: do Colégio Santo Antônio à França

A jornada de Luisa Capanema: do Colégio Santo Antônio à França

Muitos jovens sonham em estudar no exterior, mas poucos realmente tornam esse sonho uma realidade. Luisa Capanema, ex-aluna do Colégio Santo Antônio, é uma dessas exceções que não apenas sonhou, mas também traçou um caminho incrível para estudar Direito na França e agora seguir seu mestrado no sul da França, na Université de Montpellier.

A trajetória de Luisa começou quando se formou no Colégio Santo Antônio em 2018. Logo em seguida, em 2019, ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), marcando seu primeiro passo em direção ao seu objetivo de estudar no exterior. Mas esse sonho não era novo para ela. Desde os 12 anos, quando viveu em Paris com sua família, Luisa nutriu um profundo desejo de morar no exterior e explorar outras culturas.

Inicialmente, ela acreditava que estudar em universidades estrangeiras seria caro e complexo, o que a fez hesitar. No entanto, com o tempo e à medida que avançava em seus estudos na UFMG, Luisa viu uma oportunidade de se aprimorar em línguas estrangeiras, especialmente o francês, uma língua que já conhecia, mas na qual queria se aperfeiçoar.

Foi então que ela descobriu uma oportunidade surpreendente: o baixo custo das faculdades públicas na França, que cobram apenas 170 euros por ano. Além disso, o processo de inscrição não era tão complicado quanto imaginava. O Campus France Brasil, um órgão do governo francês presente em vários países, facilitou a comunicação entre os alunos brasileiros e as universidades francesas.

O processo envolveu um teste de proficiência em francês e a preparação de um dossiê, que incluía uma aprovação em uma universidade brasileira na mesma área de estudo, uma carta de motivação, o currículo e o histórico escolar. Com sucesso em todas as etapas, Luisa foi aprovada para continuar seus estudos em Direito na Sorbonne, uma das universidades mais prestigiadas da Europa.

Luisa chegou a Paris em setembro de 2021 e concluiu sua graduação dois anos depois. Esse período foi marcado por um esforço árduo para se adaptar ao sistema universitário e à metodologia francesa. Um intercâmbio na Espanha no último semestre de sua graduação ampliou ainda mais seus horizontes.

Atualmente, Luisa Capanema iniciou seu mestrado em Direito do Trabalho na Université de Montpellier, no sul da França.

Ela credita grande parte de seu sucesso ao Colégio Santo Antônio, que desempenhou um papel fundamental em sua educação preparatória. A sólida formação oferecida pelo CSA ajudou-a a ser aceita na UFMG e a destacar-se em sua candidatura para estudar na França. O CSA também cultivou sua perseverança e habilidades de estudo, que foram essenciais para enfrentar os desafios do ensino superior na França.

Luisa aconselha outros alunos que desejam estudar na França a explorarem o site do Campus France Brasil e a começarem a aprender francês o quanto antes. Ela enfatiza a importância da carta de motivação no processo de candidatura e, finalmente, encoraja todos a acreditarem em seus sonhos, pois, como ela demonstrou, nada é impossível.

A jornada de Luisa Capanema é uma inspiração para todos os jovens que buscam oportunidades além das fronteiras nacionais, provando que, com determinação e preparação adequada, os sonhos podem se tornar realidade.