A Poesia como protagonista nas aulas de Espanhol

• A Poesia como protagonista nas aulas de Espanhol

O trabalho com poesia em sala de aula não pode ser pretexto para estudos de gramática ou análises intermináveis de recursos da linguagem. Sua função principal deve ser a de formar leitores sensíveis com o outro e com o cotidiano. Além disso, o aluno que entra no universo da poesia desenvolve a inflexão, o gesto, o movimento, a fala, a escuta, a imaginação e a recriação da linguagem.

MD-01 Madrid.- Pablo Neruda creó algunos de los versos que más se han oído y recitado a lo largo del siglo XX y XXI. Pero, además de ser el poeta del amor y del compromiso, tuvo una gran producción literaria que ha quedado reunida en un volumen titulado "Nerudiana dispersa II", sobre el que cuyo editor, Hernán Loyola, habló con EFE en una entrevista. En la foto de archivo (Mayo, 1956) Neruda en Budapest, con el puente de la libertad sobre el Danubio al fondo. EFE/MTI‚1W

Se inserida em aulas de língua estrangeira, contribui para que o aluno consiga sentir no idioma estrangeiro, afinal, aprender uma língua estrangeira envolve pensar e sentir em outro idioma. É mais fácil pensar do que sentir, pois para pensar, basta ser exposto a uma grande variedade de textos orais e escritos. Já para sentir, é necessário que se trabalhe com a emoção das pessoas, e é aí que se faz necessário o mergulho na poesia, um veículo do sentimento.

Spanishimage-1

Nesse sentido, alunos da 1ª EM realizaram uma atividade explorando poesias de amor de grandes poetas hispânicos, como Pablo Neruda, Jorge Luis Borges, Mario Benedetti, Pedro Calderón de la Barca, Lope de Veja, Gustavo Adolfo Bécquer, entre outros. Os alunos estudaram sobre a diferença entre ler e declamar um poema. Em seguida, receberam um caderno com 21 poemas de amor para que escolhessem, segundo a preferência de cada um, aquele que gostariam de declamar. O resultado foi surpreendente e escolhemos uma pequena mostrar para apresentar a vocês!