A trilha da gratidão no Coleginho

A trilha da gratidão no Coleginho

Jogo em formato de trilha ajuda alunos do Coleginho a trabalharem a gratidão

Acreditar que a gratidão é apenas o ato de retribuir atitudes ou situações agradáveis que outras pessoas criaram em nossa vida é uma forma de pensar muito restrita. Isso porque ser grato é um estado de espírito e não deve fazer referência somente aos fatos positivos, mas a todos os acontecimentos que estão presentes em nossas vidas.

Durante os meses de outubro e novembro, dando continuidade ao projeto socioemocional desenvolvido ao longo de 2019, as professoras do 4º Ano do Colégio Santo Antônio desenvolveram, junto aos alunos, a virtude “gratidão”.

De forma lúdica, foi construído um jogo em formato de trilha utilizando os princípios básicos da neurociência aplicada à gratidão.

Através da trilha, os alunos foram convidados a exercitar a gratidão no dia a dia através de atividades, como criar uma lista sobre aquilo que já se conquistou, identificar pessoas para demonstrar reconhecimento, escrever sobre os seus sonhos (aquilo que se deseja conquistar) e, finalmente, ao final da trilha, identificar em sua rotina as conquistas diárias.

”Através desse trabalho, os alunos foram incentivados de maneira descontraída a agradecer e a valorizar as pequenas coisas. Afinal, a gratidão é uma virtude a ser ensinada”, comenta a professora Rosana.

Ao completarem cada passo do jogo, os alunos recebiam adesivos coloridos para colar na trilha e marcar, assim, cada uma das conquistas. Ao final, puderam levar para casa um colorido caminho de incentivos para viverem cada dia mais felizes e gratos.

Comments (1)

• Quero parabenizar os gestores e professores do colégio por este trabalho! Achei maravilhoso!
      Cheguei até esta postagem porque estou muito interessada em realizar algo parecido com meus alunos. Sou professora de Língua Portuguesa em uma escola municipal na cidade de Caraguatatuba.
      Fiquei curiosa sobre o que tem escrito nos trabalhos que as crianças seguram. Poderiam me indicar onde encontro ou me ajudarem com maiores detalhes?
      Sou muito grata por ter terem compartilhado um pedacinho desse incrível trabalho que fizeram.
      Mais uma vez, meus parabéns!

Reply