Aluna destaque contemplada com viagem

Aluna destaque contemplada com viagem

Aluna do Colégio Santo Antônio é selecionada, por entidade alemã, para participar de um acampamento de jovens da América do Sul.

RAFAELLA SEVERINO

A aluna Rafaella Severino (2º B) vai embarcar em outubro para Amazônia (Manaus e Rio Negro) juntamente com outros 60 jovens da América Latina para participar do “Südamerika-PASCH-Jungedcamp”. Sob o lema “Nas pegadas de Humboldt”, esse encontro dará aos participantes a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento do idioma alemão na convivência com outros alunos de escolas parceiras do PASCH de toda a América do Sul. Durante a viagem, os 60 alunos irão adquirir novas experiências sobre essa região e seu papel tão importante no equilíbrio de nosso planeta. A viagem acadêmica é organizada e coordenada pelas equipes do PASCH “Escolas: uma parceria para o futuro“ dos Goethe-Institut em São Paulo, Buenos Aires e Lima.

O lema escolhido se deve à Alexander von Humboldt que foi um cientista de uma polivalência que poucas vezes se observou. Ele desenvolveu (e se especializou em) diversas áreas: foi etnógrafo, antropólogo, físico, geógrafo, geólogo, mineralogista, botânico, vulcanólogo e humanista, tendo lançado as bases de ciências como a Geografia, Geologia, Climatologia e Oceanografia. Apesar de ter pesquisado diversas coisas em seus mínimos detalhes, sempre o fez com uma visão geral e imparcial. E entre 1799 e 1804, von Humboldt viajou pela América do Sul, explorando-a e descrevendo-a pela primeira vez de um ponto de vista científico.

tour-na-floresta-11Durante a viagem de sete dias, seis dos quais a bordo de embarcações, os participantes não somente conhecerão Manaus e um trecho do Rio Negro, como participarão diariamente de oficinas em língua alemã desenvolvidas em diferentes formatos e com métodos empolgantes. Essas oficinas voltadas para as artes em geral e com especial foco em vídeo/filme, teatro e escrita criativa, terão como referência a vivência de Alexander von Humboldt na Amazônia. Antes da viagem, os alunos terão a oportunidade de indicar, dentre as oficinas descritas, aquelas que mais lhes interessam.

A alimentação se dará a bordo e as oficinas ocorrerão a bordo ou em terra. Durante o período de navegação no Rio Negro, o pernoite também será a bordo das embarcações, em redes, exatamente como os povos da região o fazem. Alunos e alunas dormirão em embarcações separadas.

Parabéns a nossa aluna e lhe desejamos excelente viagem. Esperamos ouvir a experiência com mais detalhe quando voltar.