Alunas do Colégio Santo Antônio brilham na 11ª FEBRAT

Alunas do Colégio Santo Antônio brilham na 11ª FEBRAT

A 11ª edição da FEBRAT (Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas) reuniu jovens talentosos de todo o país no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre os destaques do evento estavam várias alunas do Colégio Santo Antônio, que apresentaram trabalhos de investigação científica sob a orientação das professoras Ana Carolina de Carneiro, do departamento de Biologia, Silva Sportono, de Educação Física e do Pedro Leroy, professor da disciplina eletiva Iniciação ao Desenvolvimento científico.

A FEBRAT é uma feira científica que se dedica a promover a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica. O evento tem como objetivo incentivar a pesquisa e a inovação entre os jovens, proporcionando-lhes a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e descobertas com um público amplo.

Neste ano, as alunas do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio tiveram a satisfação de participar da 11ª edição da FEBRAT e de apresentar seus trabalhos de pesquisa. Elas foram selecionadas com base em projetos produzidos nas aulas de CSA Avançado, um programa de iniciação científica oferecido pela instituição, e da disciplina eletiva.

Os projetos apresentados demonstraram não apenas o talento das estudantes, mas também o compromisso dos professores do Colégio Santo Antônio em fomentar a pesquisa científica entre os estudantes. Os temas escolhidos para os projetos foram:

1. “Higiene do Sono e seus impactos na qualidade do sono.”

Neste projeto, foi apresentado um estudo em torno da ciência e das práticas de higiene do sono. Com base em dados coletados em uma pesquisa investigativa, com a participação de sessenta voluntários por dois meses, foi redigido um artigo científico que aborda as estratégias para melhorar a qualidade do sono, contribuindo para a saúde e o bem-estar.

1. “O efeito do Citrus x Latifólia sobre o crescimento de populações bacterianas.”

Este projeto investigou o efeito do Citrus x Latifólia, uma variedade de limão, no crescimento de populações bacterianas. Foram conduzidos experimentos cuidadosos para entender como essa planta cítrica afeta micro-organismos, proporcionando insights valiosos para a agricultura e a biologia.

Essa experiência enriquecedora na 11ª Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas sem dúvida contribuirá para o futuro acadêmico e profissional dessas jovens cientistas, que prometem um futuro brilhante na pesquisa e na inovação.