Alunas do Colégio Santo Antônio participam do YMUN 2023 nos EUA

Alunas do Colégio Santo Antônio participam do YMUN 2023 nos EUA

A participação na conferência internacional ocorreu por meio de um convite da própria Yale University às alunas

As alunas do Colégio Santo Antônio Ana Luiza Fernandes, Beatriz Fujii, Clara Kutova, Melissa Drummond e Sophia Machado participaram da edição 2023 do Yale Model United Nations (YMUN), simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) organizada pela Yale University, nos Estados Unidos. O evento aconteceu entre os dias 19 e 22 de janeiro.

A conferência YMUN tem a finalidade de promover debates sobre questões globais complexas entre estudantes do Ensino Médio de todo o mundo, permitindo que eles desenvolvam uma série de habilidades que poderão impactar suas vidas acadêmicas, pessoais e profissionais.

A aluna Beatriz Fujii foi condecorada com o Honorable Mention.

A aluna Beatriz Fujii se destacou pelo seu desempenho: foi condecorada com o Honorable Mention – prêmio concedido aos melhores delegados dos comitês de discussão do YMUN 2023, que contou com a participação de mais de 2.000 estudantes de 40 países. Beatriz foi a única aluna do estado de Minas Gerais premiada.

“As simulações têm um grande papel no nosso desenvolvimento acadêmico e nos agregam muito em vários outros aspectos. Fiquei muito honrada por ter ganhado essa menção em um evento dessa magnitude com pessoas extremamente competentes de todo o mundo. A YMUN com certeza foi uma experiência de muito crescimento pessoal”, conta Fujii.

Nos últimos anos, os alunos do Colégio Santo Antônio têm se destacado no cenário internacional das simulações nos moldes das reuniões da ONU, o que demonstra o quanto a simulação interna do Colégio, a SiSA, tem importância na formação acadêmica. A SiSA (Simulação Santo Antônio) é o maior modelo das Nações Unidas secundarista de Minas Gerais. Ela é organizada totalmente por alunos do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio e já está em sua décima edição.

“A SiSA foi minha primeira simulação. Foi nesse espaço que adquiri muitos dos conhecimentos que tenho hoje. As experiências que a SiSA proporciona me trouxeram diversas habilidades que influenciam não só nos projetos acadêmicos, mas também em experiências pessoais”, explica a aluna Ana Luiza Fernandes.

Fernanda Horta, professora do CSA, acompanhou a equipe do Colégio durante a conferência e também durante a visita à sede da ONU, em Nova York. Ela destaca o alto nível de domínio do idioma inglês das alunas: “Foi muito gratificante ver as meninas discutindo diversos problemas mundiais em inglês. Elas foram tranquilas, firmes e confiantes do inglês que elas têm e que foi aprendido no Colégio Santo Antônio”.