-
- 25 nov
Aluno do CSA cria uma moeda social
Aluno do CSA cria a Hidrograna, moeda social para atividade pedagógica em sala de aula.
A “Hidrograna” (“hidro” água + “grana” dinheiro), moeda social criada pelo aluno Bruno Oliveira (6º A), será utilizada na atividade pedagógica “Eco Brechó”. O Bruno conversou conosco e contou um pouco da sua experiência na criação da moeda.
CSA – Como veio a ideia de criação das notas?
Bruno – “Houve um concurso em sala de aula para que pudéssemos criar a moeda do Eco Brechó. Então eu cheguei em casa e comecei a pensar em mil possibilidades. Eu queria que as notas tivessem algo significativo. Então eu sentei e fui escrevendo tudo que vinha em minha mente. ”
CSA – Como você chegou na hidrograna? Teve ajuda?
Bruno – “Não tive ajuda. Eu já tinha na cabeça esse problema de água que estamos enfrentando no Brasil. Me preocupo muito com isso. Ainda mais que anda chovendo pouco, né? Então eu pensei em juntar o hidro que é água, com a palavra grana. Foi assim que surgiu a hidrograna. ”
CSA – E o design das notas? Foi você mesmo quem fez?
Bruno – “Fui eu sim. Recebemos no concurso das notas, quais eram os valores necessários para usarmos. Então pesquisei por cédulas na internet. Vi um monte delas. Percebi que elas tinham cores diferentes para cada valor e imagens também. Então eu segui estes modelos. ”
CSA – Então foi você que desenhou cada cédula? O que significa cada um dos desenhos?
Bruno – “Desenhei cada cédula na mão. Para os animais desenhados, eu procurei os que mais precisam de água para sobreviver. A nota de 1 tem uma Arara Azul, a de 2 um peixe, 5 hidrogranas é um golfinho, a de 10 é um pato, 20 uma baleia, a Lula é que representa a nota de 50 e a de 100 é o Polvo. Também usei uma cor diferente para cada valor de hidrograna. Assim ninguém vai confundir na hora de usar. “
CSA – O que você pensa ser quando crescer?
Bruno – “Ainda não sei ao certo. Será que eu vou desenhar as notas de real um dia? (Risos). ”
O que é Eco Brechó?
É uma atividade que acontece na 6º Ano, que objetiva prolongar a vida útil dos bens de consumo e conscientizar os alunos a respeito da limitada quantidade de recursos naturais que dispomos para a produção dos mesmos. A atividade funciona da seguinte maneira:
1 – Os alunos trazem itens que não usam/desejam mais (calça jeans, skate, cadernos…);
2 – Cada item é precificado em hidrogranas;
3 – O dono do item é indenizado em hidrogranas (crédito);
4 – As hidrogranas são utilizadas na aquisição de outros itens;
5 – No final da atividade será contabilizada a quantidade de água economizada pela realização do “Eco Brechó”.
Muitos itens do “Eco Brechó” serão doados para casas de caridade.