Aluno do CSA no pódio: prata em Olimpíada de Física.

Aluno do CSA no pódio: prata em Olimpíada de Física.

IMG_0634-000Segundo colocado na Olimpíada Brasileira de Física 2013, o aluno do Colégio Santo Antônio Lorenzo dos Santos Corrêa repete o feito em atividade de extensão da USP.

Nada de dormir até mais tarde ou de curtir a companhia dos amigos. Aluno da 3ª F, Lorenzo dos Santos Corrêa aproveitou os primeiros dias das férias de julho para mergulhar numa rotina puxada de aulas e palestras. Um dos 30 estudantes de todo o país selecionados para a Escola de Física Contemporânea 2015, ele passou uma semana assistindo a aulas e palestras sobre física avançada, eletromagnetismo, nanotecnologia e outros temas que ultrapassam o currículo escolar.

Para avaliar o rendimento dos participantes, os estudantes foram divididos em grupos de três e elaboraram trabalhos de conclusão de curso, apresentados em forma de seminário, como ocorre nos congressos científicos internacionais. O trabalho de Lorenzo e seus colegas, Brenno Cisi Ramos e Victor Alves Benevides, sobre o “Experimento de Millikan”, ficou em segundo lugar.

O bom desempenho não surpreendeu o professor de Física Marcos Prado, que há dois anos dá aulas a Lorenzo. “Ele tem talento para as ciências exatas. É um aluno superinteressado e generoso, sempre ajudando os colegas a compreender o conteúdo”, diz. “Além disso, tem iniciativa, vai atrás do que quer.” O professor destaca ainda o apoio dos pais: “São muito presentes, muito atentos ao seu desenvolvimento acadêmico”.

A minha família me ajuda muito”, confirma Lorenzo. Ele se lembra de ver o irmão mais velho resolvendo as equações aritméticas do dever de casa e ficar sem entender por que tinha um número com “x” lá no meio. “Quando fazia perguntas como essa, me explicavam tudo com a maior paciência”, conta.

O fascínio de Lorenzo pelo universo das Ciências Exatas levou-o a participar, aos 8 anos, de um projeto destinado a crianças com interesse por ciências da PUC Minas: “Foi lá que aprendi as três leis de Newton”, afirma. Aos 9 anos, leu tudo o que encontrou sobre Isaac Newton e Albert Einstein e aos 12 anos, começou a participar de olimpíadas de Matemática.

Participou da Olimpíada Brasileira de Física pela primeira vez em 2013, quando cursava a 1ª série do Ensino Fundamental no Colégio Santo Antônio e tinha aulas de Física com o professor Tom Zé: “A medalha de prata que ganhei nessa competição me levou à Escola de Física Contemporânea”, afirma Lorenzo.

O que é a EFC

Atividade de extensão do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), a Escola de Física Contemporânea (originalmente chamada de Escola Avançada de Física), é realizada anualmente e tem prestígio nos meios acadêmicos. “É uma atividade que conta ponto no currículo do aluno”, explica Marcos Prado.

Seu objetivo é dar a alunos talentosos a chance de entrar em contato com o mundo da pesquisa e de compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país.