Alunos criam jogo baseado no Ano Internacional da Tabela Periódica

about us page title image
  • Alunos criam jogo baseado no Ano Internacional da Tabela Periódica

    Alunos criam jogo baseado no Ano Internacional da Tabela Periódica

    Os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio participaram de um projeto muito especial baseado no Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, proposto pela rede PEA-UNESCO, rede a qual o CSA é membro.

    Acompanhados pelas professoras de inglês Ana Carolina e Angela Borille, os estudantes desenvolveram o jogo Pedal to the Metal. O game possui o objetivo de expandir, utilizando a língua inglesa, os conhecimentos de ciências já adquiridos anteriormente em sala de aula, discutindo as propriedades dos metais de forma interativa.

     

    Cerca de 260 alunos trabalharam na confecção de 20 diferentes cartas no formato do jogo Super Trunfo, neste caso destacando propriedades dos metais, como o ponto de fundição, densidade, preço, data de descoberta e tamanho do átomo.

     

     

    Após um mês de dedicação, aprendizagem e de revisão textual em inglês, os cards finalmente ficaram prontos, e os alunos tiveram a oportunidade de estrear o jogo na Semana da Língua Inglesa, que ocorreu entre 17 e 19 de junho, no Colégio Santo Antônio. Eles participaram de todas as partidas utilizando o vocabulário científico em inglês.

    “Foi nítido como, além do aprendizado lúdico, as crianças estreitaram laços de amizade e estavam dispostas a conhecer os metais e a treinar o inglês aprendido em sala de aula”, concluiu a professora Angela Borille.

    A próxima etapa do projeto será convidar alunos de escolas internacionais parceiras da rede PEA-UNESCO para jogarem com os alunos do Santo Antônio, a fim de promover o diálogo espontâneo em inglês entre crianças de vários países e a troca de conhecimento sobre os diversos metais existentes em todo o mundo.

     

     

    As escolas interessadas receberão as instruções de todas as etapas do projeto, assim como o template para produzir os cards.

     

     

    Leave a comment

    Required fields are marked *