Alunos da 2ª Série participam de treinamento sobre parada cardiovascular

Alunos da 2ª Série participam de treinamento sobre parada cardiovascular

Alunos da 2ª Série do Colégio Santo Antônio, em parceria com a Liga Acadêmica de Medicina Cardiovascular da Faculdade de Ciências Médicas, participaram de um treinamento teórico e prático sobre parada cardiovascular e técnicas de manutenção da vida.

O projeto teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de saber identificar e agir em situações de emergência, como em casos de parada cardiovascular. Durante o treinamento, os estudantes aprenderam técnicas de primeiros socorros, como realizar compressões torácicas e respiração boca a boca. Além disso, aprenderam a utilizar o desfibrilador externo automático (DEA).

A Liga Acadêmica de Medicina Cardiovascular, composta de estudantes de medicina, reuniu professores da faculdade para ministrar as palestras e orientar os alunos. A parte prática do treinamento aconteceu em um ambiente simulado, com manequins que representavam pacientes em situação de emergência.

Para a aluna Maria Eduarda, a experiência foi muito enriquecedora. “Achei muito importante aprender sobre parada cardiovascular e técnicas de manutenção da vida. Agora me sinto mais preparada para agir em caso de uma emergência”, afirmou.

Já o professor Felipe Scalabrini destacou a relevância da iniciativa. “Essa experiência habilita nossos alunos a intervirem em intercorrências que envolvam parada cardiovascular. O treinamento foi muito enriquecedor e tenho certeza de que os alunos estarão mais preparados para lidar com qualquer situação”, disse.

O Colégio Santo Antônio tem como objetivo promover a formação integral dos alunos, por meio de atividades que visam desenvolver habilidades e competências importantes para a vida. O treinamento sobre parada cardiovascular e técnicas de manutenção da vida é um exemplo disso, pois, além de transmitir conhecimentos relevantes, também incentiva a solidariedade e a empatia.