Alunos da 1ª Série do Ensino Médio recebem treinamento de mindfulness e meditação

A disciplina Projeto de Vida ganha reforço com vistas a desenvolver foco, concentração e controle da ansiedade em estudantes

Os alunos da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio tiveram uma experiência especial em outubro. Como parte da disciplina Projeto de Vida, que visa desenvolver habilidades socioemocionais, eles receberam a visita de duas professoras experientes em mindfulness e meditação, Helade Cappai e Andrea Cappai. A atividade tinha como objetivo ajudar os estudantes a aprimorar o foco, a concentração e aprender a lidar com a ansiedade, bem como discutir estratégias para controlar o uso do celular.

A importância de cultivar a atenção plena (mindfulness) nos jovens é cada vez mais reconhecida no campo da educação. Em um mundo repleto de distrações digitais e pressões acadêmicas, aprender a se concentrar, relaxar e gerenciar o estresse tornou-se fundamental. As professoras Helade e Andrea, com vasta experiência no ensino de técnicas de mindfulness, proporcionaram uma oportunidade valiosa para os estudantes do Colégio Santo Antônio.

Durante a visita, os alunos aprenderam técnicas de meditação e respiração, além de exercícios práticos para treinar a mente a estar mais presente no momento. Eles também discutiram tópicos relacionados ao estresse, como a importância do autocuidado e estratégias para aliviar a ansiedade.

Além de abordar o tema do mindfulness, as professoras também conduziram discussões sobre o uso responsável do celular. Em uma era em que os dispositivos móveis se tornaram uma parte integrante da vida dos adolescentes, é importante que eles aprendam a controlar seu uso e a manter um equilíbrio saudável entre o mundo on-line e o off-line.

O Colégio Santo Antônio demonstra seu compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento integral de seus alunos ao oferecer oportunidades como essa. O Projeto de Vida continua a evoluir, proporcionando aos estudantes as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da vida moderna com resiliência, concentração e equilíbrio emocional.