Alunos do 1º Ano exploram o fascinante mundo da Biologia em visita ao laboratório do Colégio

Durante a última semana de junho, os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Antônio tiveram uma experiência única e enriquecedora. Eles foram convidados pelas professoras a participarem de uma visita especial ao laboratório de Biologia do Colégio, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre reciclagem – em especial o material papel –, além de abordar questões relacionadas ao desperdício e à importância do consumo consciente.

Desde o início do ano letivo, as aulas de Ciências têm explorado os diversos materiais recicláveis, como vidro, metal, papel e plástico. Os alunos aprenderam sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar esses materiais para minimizar o impacto no meio ambiente. No laboratório de Biologia, as crianças puderam vivenciar, na prática, o processo de reciclagem do papel. As professoras prepararam um experimento especial, mostrando passo a passo como é feita a reciclagem desse material tão presente em nosso cotidiano. As crianças acompanharam atentamente cada etapa, desde a coleta e seleção do papel usado até a transformação em uma nova folha de papel reciclado.

A atividade despertou o interesse e a curiosidade dos alunos, que ficaram encantados em descobrir que o papel pode ser reaproveitado ao invés de ser descartado no lixo comum. Eles compreenderam que a reciclagem é um processo fundamental para preservar os recursos naturais e evitar o esgotamento de matéria-prima. Além disso, as professoras aproveitaram a oportunidade para conscientizar os alunos sobre o desperdício e a importância de um consumo consciente. Durante a visita, discutiram sobre a importância de evitar o uso desnecessário de papel, promovendo a economia e a sustentabilidade.

Os alunos saíram do laboratório empolgados e com uma nova perspectiva sobre a reciclagem e o consumo responsável. A experiência prática proporcionou uma compreensão mais profunda dos conceitos estudados em sala de aula, reforçando a importância de cuidar do meio ambiente e adotar hábitos sustentáveis desde cedo.