Alunos do 5º Ano desenvolvem carrinho de brinquedo movido por energia

Alunos do 5º Ano desenvolvem carrinho de brinquedo movido por energia

Atividade investigativa ensina os pequenos inventores a aplicarem conhecimentos de matéria e energia na prática

Na última semana, os alunos do 5º Ano do Colégio Santo Antônio mergulharam em uma empolgante atividade investigativa, que os desafiou a aplicar conceitos de matéria e energia na prática. A questão que instigou a curiosidade dos jovens foi: “Como podemos construir um carrinho de brinquedo que se movimenta?”

A atividade, orientada pelas professoras do 5º Ano, proporcionou aos estudantes a oportunidade de explorar conceitos complexos de forma concreta e envolvente. Os pequenos inventores mergulharam de cabeça na tarefa, trocando ideias e testando propriedades de materiais, enquanto aplicavam seus conhecimentos sobre energia.

Durante a atividade, os alunos se dividiram em grupos, cada um com a responsabilidade de projetar e construir seu próprio carrinho de brinquedo movido por uma fonte de energia escolhida. As opções incluíam energia cinética, energia potencial, energia elástica e até mesmo energia solar. A atividade estimulou não apenas a criatividade, mas também o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Os alunos aprenderam que a aplicação prática de conceitos teóricos pode levar a soluções surpreendentes.

Cada um finalizou a atividade com uma compreensão mais profunda de como a ciência está presente em nosso cotidiano e como ela pode ser aplicada para criar soluções criativas. Além disso, os estudantes descobriram a satisfação de ver seu trabalho árduo resultar em um brinquedo em movimento, cheio de diversão e aprendizado.

O Colégio Santo Antônio continuará a promover atividades práticas que estimulem o interesse e a compreensão dos alunos em relação à ciência e à tecnologia, preparando-os para um futuro repleto de descobertas e inovações.