Alunos do coleginho “abraçam” o espaço e o tempo como forma de aprendizagem

about us page title image
  • Alunos do coleginho “abraçam” o espaço e o tempo como forma de aprendizagem

    Alunos do coleginho “abraçam” o espaço e o tempo como forma de aprendizagem

    Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, estudaram e aprenderam sobre o relógio de sol durante as aulas de ciências. Como parte de seus ensinamentos, eles puderam ir para o pátio confeccionar os seus próprios relógios, que correspondem a um método utilizado para medir a sucessão das horas ou do tempo.

     

    relogio-sol

    Alunos(as) durante a experiência com o relógio do sol

     

    Os estudantes se reuniram em grupos e diante do sol utilizaram o instrumento que montaram seguindo as instruções a fim de medir a passagem do tempo pela observação da posição do Sol. A explicação que receberam foi que, à medida que a posição do Sol muda, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador, passando sucessivamente pelas linhas que indicam as horas. Com a ajuda de bússolas e desenhos em um papelão, os relógios foram um sucesso e marcaram as horas corretamente.

    “Aprender sobre o relógio de sol ajuda nos conceitos de orientação geográfica e movimentos da Terra, como a rotação e a translação. Os alunos gostaram muito. É divertido aprender sobre algo novo e logo em seguida colocá-lo em prática”, afirmou a professora Ritinha.

    Ao continuar estudando e aprendendo sobre o tempo e também sobre o espaço, os alunos montaram uma exposição chamada “Pedalando no espaço”, inspirada no filme E.T.: O Extraterrestre.  Cada grupo de alunos ficou responsável por um planeta e por pesquisar sobre o sistema solar. Estrelinhas e muitos livros sobre os diversos planetas ficaram espalhados pelo auditório do Coleginho, para que os outros alunos pudessem visitar e conhecer ainda mais sobre o Universo.

     

    relogio-sol-4

    A exposição “Pedalando no espaço” foi um sucesso

    “O meu grupo pesquisou tudo sobre Marte e eu adorei emprestar o meu robô do Star Wars para que tudo ficasse ainda mais interessante e divertido”, disse Gustavo, aluno do 4º Ano do Fundamental.

     

    aniversario

    Comments (2)

    • Estive hoje na exposição “Pedalando no Espaço” e gostei muito. Atividades como esta estimulam muito a curiosidade e, consequentemente, a pesquisa. Minha filha Ester Ribeiro fala sem parar sobre Saturno! Parabéns aos professores e alunos pela exposição!

      Reply

    Leave a comment

    Required fields are marked *