Alunos do CSA ficam no topo de MG na ONHB e recebem ouro

Alunos do CSA ficam no topo de MG na ONHB e recebem ouro

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é uma proposta inovadora do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para o estudo consciente da História.

A OHNB tem um formato original. É realizada por equipes compostas do professor de História e de uma mescla de alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. As cinco fases on-line duram uma semana, cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e da pesquisa em livros, na internet e com os professores.

Na etapa do ano de 2021, o Colégio Santo Antônio foi representado pelos alunos Lucas Nascimento, Izabella Faria e Murilo Sander, que chegaram à concorrida final e conquistaram a tão sonhada medalha de ouro. Além disso, a equipe do Colégio foi a primeira colocada do estado de Minas Gerais na classificação para a final.

“Tudo isso só foi possível graças ao empenho coletivo da nossa equipe, pois enfrentar as semanas de questões e tarefas que muitas vezes pareciam impossíveis só se fez possível com o comprometimento integral de cada um dos participantes. Nessa ocasião, ter o professor Pinta como orientador também foi essencial, pois podíamos tirar dúvidas a qualquer momento”, conta Lucas Nascimento, aluno participante.

Ao longo da Olimpíada, a equipe do Colégio Santo Antônio passou a ter um senso de companheirismo que contribuiu para alcançar o mais alto lugar no pódio da competição.

“As coisas que mais contribuíram para a minha experiência foram a união do grupo do CSA e a possibilidade de fazer amizades com pessoas de todo o Brasil. A Olimpíada estimula o debate, o aprender a ouvir diferentes opiniões, apresentar sua visão e se manter firme nela quando necessário. É um universo inteirinho de possibilidades”, finaliza Lucas Nascimento.

As inscrições para a etapa 2022 já estão abertas no site oficial da Olimpíada. O prazo para se inscrever segue até 22 de abril. Interessados também podem aproveitar o período de inscrição com desconto até 24 de março.