Alunos do CSA “mergulham” na vida da fauna marinha em Angra dos Reis

about us page title image
  • capa-1capa-6capa-3capa-2

    Alunos do CSA “mergulham” na vida da fauna marinha em Angra dos Reis

    Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio do CSA embarcaram em uma viagem especial para Angra dos Reis, onde puderam observar a fauna marinha por meio do mergulho livre. Toda essa experiência foi proporcionada através do curso de introdução à biologia marinha, um projeto desenvolvido há 30 anos no Colégio Santo Antônio.

     

     

    O curso tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência única no ecossistema marinho e em ambientes litorâneos. Acompanhados por professores, os alunos fizeram caminhadas em meio a remanescentes de Mata Atlântica, em Ilha Grande, e conheceram um típico manguezal.

     

    Quando realizaram o mergulho livre, os alunos tiveram a oportunidade de ver em seu ambiente natural esponjas-do-mar, corais, diferentes moluscos, crustáceos, vários peixes e tartarugas marinhas. As aulas propostas, ao final do dia, apresentaram a relação evolutiva entre os principais grupos de animais descritos e observados por eles.

     

    Ao longo da viagem, os estudantes tiveram a chance de realizar uma inseminação artificial em um ouriço-do-mar e puderam acompanhar o desenvolvimento embrionário, observando suas principais fases bem de perto. No final das atividades, as larvas produzidas foram libertas no mesmo local de coleta dos ouriços.

     

     

    Durante a jornada, a conscientização da situação atual dos oceanos foi posta em discussão, devido à situação dramática que a fauna marinha está enfrentando, como a poluição, a pesca comercial, a acidificação a as mudanças climáticas. O estudo e proteção das espécies marinhas se fazem cada vez mais importantes.

     

     

     

    Comments (5)

    Leave a comment

    Required fields are marked *