Alunos do CSA poetizam em alemão

Alunos do CSA poetizam em alemão

Os alunos do Colégio Santo Antônio tiveram a oportunidade de participar de uma oficina em alemão de Poetry Slam com Nils Straatmann. Durante a oficina, os alunos escreveram e declamaram poesias no estilo Poetry Slam em alemão.

A oficina foi realizada em parceria com o Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). A oficina foi destinada aos alunos do colégio que optaram pelo alemão na grade curricular. O dr. Norbert Sixtus Ankenbauer, doutor em Filologia românica e professor visitante na Faculdade de Letras da UFMG e responsável pela divulgação de informações relacionadas aos programas do DAAD, também esteve presente.

Nils Straatmann

O que é Poetry Slam?

O Poetry Slam é uma competição em que poetas leem ou recitam um trabalho original. O tempo da apresentação é limitado a 3 minutos. As performances são julgadas em uma escala numérica previamente selecionada pela plateia. A apresentação se caracteriza pela ausência de música e de acessórios. Ao final, acontece a atribuição de prêmios simbólicos. Não existem estilos ou temas adequados, existem várias linguagens possíveis, que variam com a diversidade dos participantes que fazem parte do movimento.

O palestrante

Nils Straatmann nasceu em Geesthacht e, atualmente, estuda e mora em Leipzig. Em 2008, tornou-se campeão da categoria sub-20 de poetry slam em língua alemã e em 2013 ganhou o título no gênero com sua equipe “Bottermerlk Fresch”. Seus textos foram publicados em diversas antologias pelas editoras alemãs.

Confira as fotos em nosso Facebook clicando aqui.