Alunos do CSA são destaque em Olimpíada de Química

Alunos do CSA são destaque em Olimpíada de Química

Estudantes do Colégio Santo Antônio são premiados na Olimpíada Brasileira de Química.

A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo, que anualmente se inicia no mês de agosto, para estudantes do ensino médio e tecnológico. A prova foi realizada no dia 29 de agosto, no Campus da UFMG. Participaram da Olimpíada Brasileira de Química representantes de 27 estados da federação.

OBM_Quimica

A OBQ é dividida nas modalidades A (9º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º ano do Ensino Médio) e B (3º ano do Ensino Médio). Só estão classificados para a OBQ modalidade A e B os aprovados na OBQJr ou nas olimpíadas estaduais. Os alunos com as trinta melhores notas de cada modalidade são agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze. Porém, somente os aprovados na modalidade A podem concorrer a uma classificação na Olimpíada Internacional de Química. Para os participantes da modalidade B, a diversão acaba aqui.

Para a modalidade A, o conteúdo da prova consiste em toda a química geral e físico-química, exigindo nível elevado de ambos os assuntos. O conteúdo da modalidade B, além de físico-química e química geral, inclui química orgânica. A prova consiste em dez questões de múltipla escolha e seis questões subjetivas.

Os aprovados na modalidade A se classificam para a fase IV da OBQ, a conhecida “prova de vídeo”. A Fase IV exige conhecimento de química orgânica, grande conhecimento de reações inorgânicas, vidrarias de laboratório, procedimentos de laboratório, etc. Os quinze melhores são classificados para participar do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, com duração de quinze dias, que atualmente acontece na Universidade Federal do Piauí. Os participantes são isentos de qualquer despesa com a viagem.999

Estes quinze alunos concorrem a quatro vagas para compor a delegação que representará o Brasil na IChO (International Chemistry Olympiad). A seleção consiste em uma prova de oito questões subjetivos de alto nível, que é aplicada algumas semanas após o curso. Os quatro alunos com as maiores notas médias, que são calculadas a partir da nota obtida na fase III da OBQ até a nota da seletiva, são selecionados para a olimpíada internacional.

Parabéns aos nossos alunos pela dedicação e conquista!