Alunos elaboram cartilha sobre segurança no mundo virtual

Alunos elaboram cartilha sobre segurança no mundo virtual

folder orientações.cdrCom o objetivo de alertar os alunos sobre formas de estar seguro ao navegar na internet, o setor de Psicologia do CSA, juntamente com a prof. Nádia, teve a iniciativa de criar com as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental D, E e F uma cartilha sobre o tema.

Os alunos foram encarregados de levar às aulas reportagens, artigos e charges para se informarem melhor sobre o assunto e então produzir o próprio conteúdo.

“Foram os alunos que produziram os textos e desenharam as ilustrações da cartilha. Isso foi muito positivo, pois eles se identificaram com o material e criaram grande interesse”, explica a psicóloga Flávia Fialho.

Segundo a psicóloga, a discussão sobre esse tema é muito oportuna, pois crianças e adolescentes estão constantemente conectadas e sujeitas à exposição e a crimes cibernéticos. Nesse contexto, os pais devem ficar atentos ao conteúdo que os filhos acessam, bem como às pessoas com as quais conversam e se relacionam pela internet. “Ao mesmo tempo em que os pais se revelam extremamente cuidadosos e preocupados com o mundo real, levando e buscando os filhos, protegendo-os da oferta de drogas, atentos a seus amigos e aconselhando-os a todo momento, esses mesmos pais pouco acompanham ou não monitoram os filhos no mundo virtual”, argumenta.

folder orientações.cdrFlávia ainda conta que esse público é extremamente vulnerável a sofrer delitos. “Os adolescentes são muito impulsivos, fazem o que vem no momento e têm dificuldades de pensar quais podem ser as consequências de um ato. E por serem impulsivos, são colocados em situação de risco. Por isso eles devem ser alertados e orientados pelos pais e pela escola”.

A psicóloga explica que os pais, muitas vezes, quando veem os filhos dentro de casa e fisicamente próximos, têm a ideia de que estão protegidos e seguros. No entanto, esquecem-se que eles estão em um mundo sem limites e sem fronteiras, que é a internet. “Tudo é instantâneo, simultâneo, imediato, e rico de possibilidades, aventuras e perigos. Como pais precisamos ser a presença educativa, orientando nossos filhos para um uso seguro, ético e saudável das novas tecnologias de informação”.

Para conferir todo o conteúdo produzido pelos alunos, faça o download da cartilha aqui.

Slogan-CSA-2016