Alunos levam apoio e solidariedade a pacientes com câncer em BH

• ban01ban02ban03ban04

Alunos levam apoio e solidariedade a pacientes com câncer em BH

Em visitas a hospitais de BH, alunos do CSA abraçaram o projeto “Amor que Cura”, que ajuda homens e mulheres na superação da doença

Tudo começou nas aulas de Ensino Religioso do 9º Ano, em que foi apresentada a proposta de criar um projeto no qual os estudantes pudessem aprender a ter um olhar diferenciado sobre o outro. Com o desafio em mãos, Manuela Amorim, Sofia Amaral, Paula Lüttgen, Maya Rabelo, Laura Porto, Julia Rennó, Diego Enoque e Henrique Bulgarelli buscaram a indicação de uma professora e conheceram a Renata Medeiros, idealizadora do projeto “Amor que Cura”, um serviço voluntário que prepara, leva lanches e esperança para diversas pessoas que lutam contra o câncer.

Como essa rede do bem precisa da colaboração de outras pessoas para que possa continuar a funcionar, os alunos decidiram abraçar a causa e começaram a arrecadar diversos tipos de doação, como alimentos não perecíveis, roupas e até mesmo figurinhas da Copa do Mundo.

“As crianças do hospital ganharam o álbum da Copa do Mundo, mas não têm figurinhas. Então percebemos que poderíamos ajudar com isso também. Passamos nas salas de aula do Colégio Santo Antônio buscando doadores e recolhendo figurinhas repetidas. Conseguimos arrecadar mais de 200 figurinhas, diversos pacotinhos fechados e cem reais. Esperamos conseguir mais”, conta a aluna Manuela Amorim.

Segundo a aluna Júlia Rennó, desde o começo o grupo tinha como objetivo formar uma corrente do bem para levar alegria ao próximo. “O nosso objetivo, desde o início do projeto, foi nos colocar na posição do outro, mostrar o quanto é importante estarmos bem para levarmos o sorriso ao próximo”, disse.

Além de apoiar na entrega dos lanches, os alunos continuam a arrecadar alimentos, lápis de cor, cadernos e figurinhas da Copa. Eles também estão vendendo bloquinhos de papel personalizados do projeto.  Aqueles que quiserem contribuir podem entrar em contato via e-mail: comunicacao@csa.g12.br

Sobre o projeto “Amor que Cura”

Renata Medeiros foi diagnosticada com câncer de mama em novembro de 2012. Durante o seu tratamento, ela percebeu que os pacientes passavam muito tempo no hospital sem comer. Ao perguntar ao médico se ela também perderia o apetite durante o tratamento, ouviu de resposta que os pacientes não comiam porque muitos não tinham dinheiro para isso. Durante o seu tratamento, Renata começou a levar café e pão para todos os pacientes que faziam quimioterapia no mesmo horário que ela. Foi aí que ela teve a ideia de começar a pedir ajuda nas redes sociais. Com dez anos de existência, o projeto “Amor que Cura” leva lanche de segunda a sexta-feira, cesta básica, roupas e remédios para muitos pacientes que estão se tratando no Hospital da Baleia, Hospital das Clínicas, Santa Casa, Alberto Cavalcanti e São Francisco.

Por mês, são atendidos mais de mil pacientes adultos e cento e cinquenta crianças. Quem quiser conhecer o projeto ou ajudar basta entrar em contato pelo Instagram @amorque.cura.