Alunos participam da 9ª ONU 2023 – Uma Jornada de Aprendizado e Diplomacia

Alunos participam da 9ª ONU 2023 – Uma Jornada de Aprendizado e Diplomacia

Nos dias 5 e 6 de outubro, mais uma edição da 9ª ONU tomou vida nas dependências do Colégio Santo Antônio graças ao empenho dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. A simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), promovida pelos departamentos de Geografia e História da instituição, se destacou por proporcionar aos jovens estudantes uma oportunidade única de desenvolver competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, enquanto se envolviam em debates sobre temas de relevância global.

A cerimônia de abertura do evento, realizada no Auditório Frei Hilário, teve lugar no dia 5 de outubro, marcando o início de uma jornada de aprendizado e diplomacia. Os alunos, ávidos para assumir seus papéis como delegados de diferentes países, participaram em sessões de simulação ao longo dos dois dias do evento. Durante a simulação, houve debates e discussões intensas sobre assuntos cruciais que afetam a humanidade. Os jovens delegados demonstraram habilidades de oratória, negociação e resolução de conflitos, tudo isso enquanto desempenhavam os papéis de representantes de nações fictícias. As sessões de simulação não apenas ampliaram o conhecimento dos alunos sobre questões globais, mas também estimularam seu pensamento crítico e empatia.

Um fator que torna a 9ª ONU do Colégio Santo Antônio ainda mais significativa é a afiliação da instituição à rede PEA-UNESCO (Programa de Escolas Associadas à UNESCO), que visa promover uma educação de qualidade, cidadania global e valores alinhados com a missão da UNESCO. Essa conexão com a UNESCO eleva o status do evento, destacando sua importância na formação dos alunos como cidadãos globais conscientes.

A edição 2023 da 9ª ONU do Colégio Santo Antônio não apenas fortaleceu o compromisso da instituição com a educação de excelência, mas também equipou os alunos com ferramentas valiosas para enfrentar os desafios globais do futuro.