Alunos realizam missão solidária no Vale do Jequitinhonha durante as férias de julho

No final do mês de julho, um grupo de cerca de 20 alunos do Colégio Santo Antônio embarcou em uma jornada de solidariedade e aprendizado, levando esperança e auxílio à comunidade quilombola de Mumbuca, localizada no coração do Vale do Jequitinhonha. A iniciativa, denominada “CSA no Vale”, proporcionou aos estudantes uma oportunidade única de vivenciar novas experiências enquanto faziam a diferença na vida daqueles que mais precisam.

Acompanhados pelas colaboradoras Cleonice de Oliveira, Juliana Pinal e dos freis Bruno e Gustavo, os alunos mergulharam em cinco dias de imersão total na comunidade. A jornada não apenas os desconectou das demandas diárias da vida moderna, mas também os conectou profundamente com a natureza e as pessoas locais. Os participantes se envolveram em atividades que abrangeram desde trabalhos de voluntariado até momentos de interação e troca cultural.

Os jovens solidários também vivenciaram a cultura e os costumes da comunidade de maneira genuína e respeitosa. Eles participaram de atividades culturais, como danças, músicas e culinária tradicional, conhecendo a rica herança do povo quilombola. Essa abordagem permitiu que os alunos vissem além das superfícies e compreendessem as complexidades e riquezas de uma cultura muitas vezes negligenciada.

“CSA no Vale” não se tratou apenas de uma tarefa de ajuda ao próximo, mas de um crescimento pessoal e coletivo. Os alunos voltaram para casa com uma perspectiva renovada sobre a vida, um senso de empatia mais profundo e uma maior compreensão das desigualdades que ainda existem em nossa sociedade. Eles foram testemunhas da força da comunidade e da resiliência das pessoas diante das adversidades.