Alunos visitam a ocupação Wiliam Rosa

Alunos visitam a ocupação Wiliam Rosa

Alunos do 3º ano do Ensino Médio ampliam horizontes através de visita temática.

IMG_6448As Oficinas de Convivência e Cidadania dão a oportunidade aos alunos de conhecer realidades distintas. Elas são um espaço para discutir questões sobre ética, solidariedade, sustentabilidade, convivência, sexualidade, política e consumo, e assim nossos alunos passam a ter outro olhar sobre si mesmos e sobre o contexto em que vivem.

A visita e a temática deste ano foi “Encontro com William Rosa resiste”. A Ocupação Wiliam Rosa fica perto do CEASA, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. A ocupação, composta de 3.900 famílias, ocupa um terreno que está há mais de 40 anos abandonado, sem cumprir sua função social. Alunos manifestaram-se afirmando não saberem que havia realidades desse tipo tão perto e que não eram conhecidas. “Foi um choque de realidade”. A visita é supervisionada por professores e pelo setor de psicologia do Colégio Santo Antônio.

“Nossa luta é por um direito humano básico: ter uma moradia digna. ” revela um morador da região.

O objetivo da oficina é informar e formar opinião, aspectos indispensáveis para a conscientização dos jovens. Criar autonomia para discernir e seguir seus próprios passos só é possível quando conhecermos a realidade brasileira e global para então nos posicionarmos frente a ela. E posicionar-se implica escolha. Ao fazer uma escolha certa e consciente, nossos jovens tornam-se protagonistas de sua história, cidadãos compromissados com a sociedade e o bem comum.

Slogan-CSA-2016